Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

Prestação da casa desce em dezembro

Redução para créditos indexados às Euribor a 3 e 6 meses.
30 de Novembro de 2015 às 14:36
As taxas Euribor têm registado uma tendência de queda que dura já desde 2008
As taxas Euribor têm registado uma tendência de queda que dura já desde 2008 FOTO: João Miguel Rodrigues

Os clientes com empréstimos à habitação a seis meses vão pagar, a partir de dezembro, menos quase cinco euros e os que têm créditos indexados à Euribor a três meses vão ter uma redução superior a quatro euros.

Segundo os cálculos, feitos para a agência Lusa pela Deco/Dinheiro&Direitos, um cliente com um empréstimo à habitação no valor de 150 mil euros a 30 anos indexado à Euribor a seis meses com um 'spread' (margem de lucro do banco) de 1% vai pagar 481,43 euros a partir de dezembro, menos 4,97 euros do que o valor pago desde a última revisão, em junho.

Também um cliente com um empréstimo à habitação no valor de 150 mil euros a 30 anos indexado à Euribor a três meses com um 'spread' (margem de lucro do banco) de 1% vai pagar 476,42 euros a partir de dezembro, menos 4,32 euros do que o valor pago desde a última revisão, em setembro.

As taxas Euribor têm registado uma tendência de queda que dura já desde 2008 e que se acentuou nos últimos anos, o que se reflete nos valores das prestações mensais pagas pelos empréstimos à habitação.

Por exemplo, um cliente com um empréstimo à habitação a seis meses (e nos mesmos termos acima descritos) pagava 505,32 euros há dois anos, em dezembro de 2013, ou seja, mais 23,89 euros do que pagará a partir de dezembro deste ano. E se compararmos com o que era pago há quatro anos, no final de 2011, a diferença é ainda maior: mais de 120 euros.

Deco economia negócios e finanças serviços financeiros banca macroeconomia mercado financeiro
Ver comentários