page view

Produção industrial com crescimento de 0,3% em novembro

Variação homóloga do índice de produção industrial ficou 0,7 pontos percentuais acima da observada em outubro.

06 de janeiro de 2026 às 11:59

A produção industrial cresceu 0,3% em novembro em relação ao mesmo mês de 2024, um desempenho superior ao de outubro, mostram dados esta terça-feira divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A variação homóloga do índice de produção industrial ficou 0,7 pontos percentuais acima da observada em outubro, mês em que se registou uma quebra de 0,4% no índice, refere o INE na nota estatística.

"Excluindo o agrupamento de energia, o índice agregado teve uma variação de 0,8%", indica o instituto. Neste caso, o desempenho é inferior ao que se registou em outubro, mês em que a diferença face ao mesmo mês do ano anterior foi de 2,3%.

Nas indústrias transformadoras houve uma quebra no índice de produção de 1,0%, depois de uma variação nula em outubro.

O INE refere que "os grandes agrupamentos industriais apresentaram evoluções díspares".

O de bens intermédios "registou a maior desaceleração, ao passar de uma taxa de variação de 6,1% em outubro, para 2,7% em novembro", mas, ainda assim, "apresentou o contributo mais influente para a variação do índice total", de 0,9 pontos percentuais.

O agrupamento dos bens de consumo "deu igualmente um contributo positivo (0,2 pontos percentuais), em resultado de uma variação homóloga de 0,7%", inferior aos 2,6% de outubro.

Já os agrupamentos de energia e de bens de investimento deram um contributo negativo. Ambos contribuíram "com -0,4 pontos percentuais, em resultado de taxas de variação de -2,8% e -2,2%", depois de -15,4% e -4,5% no mês anterior, respetivamente, indica o INE.

Enquanto na comparação homóloga se observou uma subida no índice de produção industrial, na variação mensal, de outubro para novembro, a trajetória foi negativa, com uma quebra de 3,0%, que contrasta com a variação positiva de 0,8% que se registou de setembro para outubro.

O índice é elaborado pelo INE com o objetivo de "medir as variações do volume da produção em intervalos curtos e regulares", sendo calculado a partir do inquérito mensal à produção industrial, realizado por formulário eletrónico por "unidades estatísticas selecionadas a partir das empresas sediadas no território nacional", explica o INE na síntese estatística.

Os dados esta terça-feira conhecidos incluem informação enviada ao INE até 30 de dezembro de 2025.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8