Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
1

PRODUTIVIDADE DEPENDE DE BONS SALÁRIOS

As boas remunerações e os prémios ao desempenho dos trabalhadores contribuem para melhorar a produtividade das empresas, conclui um estudo ontem apresentado em Lisboa.
8 de Outubro de 2003 às 00:00
PRODUTIVIDADE DEPENDE DE BONS SALÁRIOS
PRODUTIVIDADE DEPENDE DE BONS SALÁRIOS
"Pagar bem compensa", defendeu Luiz Moura Vicente, co--autor do livro "Produtividade em Portugal – Medir para Gerir e Melhorar", dando como exemplo um universo de 13 empresas portuguesas "de sucesso", com produtividade acima da média.
"Remunerar bem o pessoal, com incentivos de produtividade baseados em avaliações de desempenho e motivando o reforço da sua criatividade e participação na actividade empresarial" é um dos factores que, segundo o livro, promove o aumento da produtividade.
Além da motivação dos funcionários, os autores destacam as lideranças e a qualificação dos recursos humanos.
Moura Vicente, que falava em nome dos cinco autores do livro, cuja edição foi patrocinada pela Associação Industrial Portuguesa (AIP), salienta que os casos de sucesso citados no livro mostram como se pode obter "índices de produtividade notáveis" através de boas práticas de gestão.
Todos os casos têm lideranças fortes, baseadas em competência profissional, experiência, poder de comunicação e boa qualificação dos recursos humanos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)