page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Herança de sangue Há heranças que não se escolhem.

Programa 'Portugal 2030' lança 124 concursos até agosto num investimento de quase dois milhões de euros

Maioria dos concursos são do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e do Fundo Social Europeu Mais (FSE+), indica o Ministério da Economia e da Coesão Territorial.

26 de maio de 2026 às 12:01

O programa Portugal 2030 (PT2030) vai lançar 124 concursos até agosto, com quase 2.000 milhões de euros de fundos europeus, segundo o novo plano de avisos anunciado esta terça-feira pelo Ministério da Economia.

Dos 124 avisos previstos, a maioria são do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e do Fundo Social Europeu Mais (FSE+), indica o Ministério da Economia e da Coesão Territorial em comunicado.

O novo plano faz parte de um conjunto de 211 concursos que abarcam o período entre maio de 2026 e abril de 2027, e que irão mobilizar cerca de 3.200 milhões de euros de fundos, refere o ministério.

Os 124 concursos que irão abrir até agosto incluem "projetos em diversas áreas, como inovação produtiva e investigação nas áreas digital e de biotecnologia, infraestruturas e equipamentos tecnológicos, descarbonização, eficiência energética, habitação social e acessível, residências universitárias, incubadoras de base tecnológica, economia circular e mobilidade sustentável", refere o ministério.

O Governo conta que no final deste ano estejam colocados em concurso mais de 90% dos fundos do PT2030, o correspondente a 19.100 milhões de euros.

O plano de avisos "dá um passo importante para a execução dos fundos europeus, já que mais de 90% dotação global do PT2030 fica a concurso no final do ano", refere ministro da Economia, Manuel Castro Almeida, citado no comunicado.

"Se considerarmos apenas os programas do Portugal 2030 do Continente e do FAMI, são contemplados 181 avisos (entre concursos e convites) com uma dotação associada de cerca de 2.900 milhões de euros. Os programas com maior dotação são o Pessoas 2030 (com mais de 1.000 milhões), o Compete 2030 (cerca de 658 milhões de euros) e o Sustentável 2030 (com mais de 492 milhões de euros)", diz ainda o ministério.

O Portugal 2030 fixa os grandes objetivos estratégicos de aplicação dois fundos europeus entre 2021 e 2027.

O acordo de parceria do PT2030 foi aprovado em 12 de julho de 2022 e assinado em 14 de julho entre o Estado Português e a Comissão Europeia.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Bom Dia

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8