page view

Remessas de emigrantes cabo-verdianos cresceram 3% no primeiro semestre

Banco de Cabo Verde (BCV), o valor ascendeu a cerca de 15 mil milhões de escudos (136 milhões de euros).

30 de setembro de 2025 às 08:23

As remessas em divisas dos emigrantes cabo-verdianos, no primeiro semestre, ficaram 3% acima do valor registado no ano passado, no mesmo período, de acordo com os últimos dados do banco central do arquipélago, consultados esta terça-feira pela Lusa.

Segundo o Banco de Cabo Verde (BCV), o valor ascendeu a cerca de 15 mil milhões de escudos (136 milhões de euros).

Com exceção do mês de abril, em todos os outros cinco o total de remessas aumentou, em termos homólogos, num crescimento médio mensal de cerca de 3%.

Os dois países que contribuem com mais de metade do valor, Portugal e EUA, registaram aumentos de remessas a rondar os 7%.

Os concelhos da Praia, São Vicente, Santa Catarina, São Filipe e Tarrafal de Santiago são, por esta ordem, os principais destinos das remessas.

O dinheiro e recursos enviados por emigrantes são um dos pilares da economia cabo-verdiana (além do turismo), assente na diáspora que, com cerca de 1,5 milhões de pessoas, representa o triplo da população do arquipélago.

As remessas em divisas atingiram um recorde de 30,6 mil milhões de escudos (278 milhões de euros), em 2024.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8