page view

Salários e pensões isentos de IRS até 920 euros

Tabelas de retenção na fonte para este ano já foram publicadas pela Autoridade Tributária.

07 de janeiro de 2026 às 01:30

Os salários e as pensões vão estar isentos de IRS até 920 euros, o valor do salário mínimo fixado para este ano, de acordo com as tabelas de retenção na fonte divulgadas, esta terça-feira, e que servem de referência aos descontos mensais. Mas em termos gerais, trabalhadores e pensionistas vão sentir algum alívio fiscal. 

As empresas terão de aplicar as novas tabelas nos salários deste mês, mas poderão a fazê-lo em Fevereiro, caso não consigam dar resposta. Quanto aos pensionistas, e tal como o governo anunciou, já vão ter as pensões atualizadas esta quinta-feira, quer em termos de valores quer de descontos, apesar das tabelas só terem sido divulgadas esta terça-feira. 

As novas tabelas refletem a atualização de 3,5% nos intervalos dos escalões do IRS e a descida de 0,3 pontos percentuais na taxa de imposto entre os 2º e o 5º escalões. De acordo com o despacho, o governo manteve a aplicação das taxas marginais progressivas evitando-se assim "situações de regressividade, onde aumentos na remuneração mensal bruta poderiam resultar em diminuições da remuneração mensal líquida, aproximando o imposto retido ao imposto devido em termos finais". 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8