page view

Só três países têm juros mais baixos que Portugal

A taxa de juro média dos depósitos a prazo manteve-se em 1,37% em novembro, segundo o Banco de Portugal.

07 de janeiro de 2026 às 01:30

A taxa de juro média dos novos depósitos a prazo das famílias manteve-se em 1,37%, de acordo com informação divulgada esta terça-feira pelo Banco de Portugal (BdP), relativa a novembro. A média da zona Euro fixou-se em 1,80% e, no conjunto dos países, só a Eslovénia, Grécia e Chipre remuneram os depósitos abaixo da taxa de Portugal. 

O montante das novas operações de depósitos a prazos diminuiu em novembro 1653 milhões de euros, totalizando 10 992 milhões de euros, segundo a informação daquela entidade reguladora. Os depósitos a prazo até um ano - que representou 96% dos novos depósitos - mantiveram assim a taxa média de 1,37%. 

No conjunto dos países da área do euro, "Portugal desceu uma posição no ranking, passando a apresentar a quarta taxa mais baixa da área do euro", acrescenta o BdP. 

Em sentido oposto, encontra-se a taxa de juro dos empréstimos à habitação, que tem vindo a subir nos vários prazos. Os contratos agora  revistos, a três e seis meses, já viram as prestações aumentar este mês, consequência do agravamento da taxa Euribor, que lhe serve de referência. Paralelamente, o Banco Central Europeu interrompeu a descida das taxas de juro diretoras, considerando que está a ser atingido o objetivo da política monetária: a inflação em torno de 2%. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8