page view

Se o BCE tivesse dado mais tempo a solução era a mesma

Ministra reconheceu que a decisão do BCE não influenciou a solução utilizada.

25 de março de 2015 às 19:29

A ministra das Finanças admitiu no Parlamento que mesmo que o Banco Central Europeu (BCE) tivesse dado mais tempo até retirar o estatuto de contraparte ao BES, a opção para o futuro do banco seria a mesma.

"Vamos admitir que o BCE tivesse dado mais tempo. O que isso significaria era que se poderiam equacionar outras opções e se não tivesse aparecido capital privado poderia ter-se equacionado de outra forma entre uma resolução e uma recapitalização", começou por explicar Maria Luís Albuquerque em resposta a uma pergunta da deputada do CDS-PP Cecília Meireles.

Logo a seguir, a governante enfatizou que "mesmo que tivesse sido dada mais uma decisão, admito que a decisão do BdP fosse a mesma", ou seja, a resolução. E concretizou: "Mesmo que tivesse havido mais tempo para ponderar mais alternativas a resolução seria sempre a melhor solução."

No entender da ministra, a diferença entre a resolução e a recapitalização pública

está "no tamanho do problema e para quem iria a conta". "Nem sequer lamento que o Banco de Portugal  tenha tido pouco tempo para decidir porque esta solução é melhor."

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8