O Sindicato dos Transportes, Turismo e outros serviços de Angra do Heroísmo apelou esta segunda-feira ao Governo Regional dos Açores para que assegure os direitos dos trabalhadores portugueses são respeitados, na reestruturação da Base das Lajes.
"O acordo laboral também prevê o pagamento de indemnizações aos trabalhadores abrangidos, que correspondem a um mês por cada ano de serviço, matéria que é preciso assegurar, pois este sindicato vai solicitar ao Governo Regional a garantia efectiva da aplicação" do diploma, frisou, em conferência de imprensa, o dirigente sindical Paulo Borges.
O sindicalista lembrou ainda que a legislação em vigor prevê, através da extinção do posto de trabalho, o acesso à antecipação da reforma "tendo por base os 45 anos de idade, os 15 anos de descontos para a Segurança Social e um mínimo de dez anos de serviço", acrescentando que o sindicato teme que os americanos possam "invocar de forma ilegal que o que se aplica é a lei portuguesa e não o Acordo Laboral"
Paulo Borges disse que o sindicato já disponibilizou apoio jurídico e médico aos seus associados e admitiu agir judicialmente, caso seja necessário, lembrando que têm neste momento um processo contra a administração norte-americana "pela forma ilegal como os americanos reduziram o subsídio de transporte".
Segundo o sindicalista, a redução de postos de trabalho portugueses na Base das Lajes será superior a metade, estimando-se que fiquem apenas 325 trabalhadores portugueses dos cerca de 800 actuais.
"O impacto negativo do ponto de vista económico para a ilha Terceira é arrasador", frisou, considerando que a redução de 35 milhões de dólares por ano, representa "amendoins" para os Estados Unidos.
Paulo Borges salientou que os anúncios dos norte-americanos apontam para o "encerramento da Base das Lajes", defendendo que "haja bom senso urgente para que as alternativas sejam colocadas no terreno", como a abertura do tráfego aéreo à aviação civil.
O sindicalista defendeu ainda que os solos contaminados pelos norte-americanos "sejam completamente limpos e que as indemnizações adequadas sejam adequadas", alegando que "no perímetro da Praia da Vitória existem situações complicadas na área da saúde".
"Não se pode comer e depois cuspir no prato onde se comeu", sublinhou, salientando que "os trabalhadores sentem o perigo permanente dentro do perímetro da Base" e que a população "tem sofrido aquando das operações militares".
O representante do Sindicato dos Transportes, Turismo e outros serviços de Angra do Heroísmo louvou uma visita do presidente do Governo Regional dos Açores aos Estados Unidos, considerando que "poderá atenuar os efeitos da anunciada reestruturação", lembrando que já solicitaram uma reunião com o executivo açoriano e com o ministério dos Negócios Estrangeiros.
Paulo Borges defendeu ainda que o Governo da República acautele que "os interesses sejam devidamente salvaguardados para que os benefícios não sejam estendidos à Força Aérea, ao Exército e à Marinha".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.