Morreu irmão do Presidente
António Cavaco sofria de uma doença neurodegenerativa, diagnosticada aos 55 anos.
António Cavaco Silva, irmão do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, morreu ontem de manhã, aos 63 anos, no hospital da Luz, em Lisboa. O funeral realiza-se hoje às 15 horas na terra natal da família, em Boliqueime, no Algarve.
O irmão do Chefe de Estado sofria de esclerose lateral amiotrófica, uma doença neurodegenerativa progressiva, que lhe foi diagnosticada aos 55 anos.
A esclerose lateral amiotrófica é uma patologia que vai atingindo os músculos e fazendo com que os doentes fiquem cada vez mais incapacitados, perdendo a força muscular.
Este tipo de pacientes vai-se tornando cada vez mais dependente das outras pessoas mas, apesar de cada vez mais debilitados, mantém as suas capacidades mentais .
Em Outubro do ano passado, Cavaco Silva foi à inauguração de uma exposição do seu irmão, ‘Paisagens de Luz’ – um conjunto de Aguarelas –, na unidade de cuidados paliativos, no hospital da Luz. Pintor autodidacta, António Cavaco Silva fez toda a sua aprendizagem através de leitura, observação e experimentação. O Presidente manteve ontem a sua agenda. O CM não conseguiu obter confirmação da Presidência.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt