Emigrante desaparece em aeroporto francês
Português foi de metro até ao aeroporto de Orly, em Paris, e nunca mais foi visto.
Um emigrante português, de 55 anos, desapareceu sem deixar rasto na terça-feira passada na zona do aeroporto de Orly, em Paris, França, quando se preparava para regressar de vez a Portugal - após 14 anos emigrado naquele país.
O caso é tão insólito quanto preocupante e está a deixar em desespero os familiares que já pediram ajuda ao consulado português em Paris.
José dos Santos Oliveira, natural de Marrazes, em Leiria, regressou a Paris no dia 9 de agosto, após ter passado uns dias com a família na sua terra natal.
Como se encontrava desempregado resolveu regressar de vez a Portugal e comprou a viagem de avião para a passada terça-feira. Segundo o filho, Leandro Oliveira, o voo da TAP estava marcado para as 16h30.
"Ele fez a viagem de metro até ao aeroporto de Orly, mas depois ligou transtornado a dizer que estava perdido e não sabia onde se encontrava", descreve o filho, adiantando que a partir daquela altura "nunca mais falou" com o pai nem o viu.
A família alertou as autoridades em Portugal e também em França, bem como o consulado de Portugal em Paris só que, até agora, não recebeu qualquer resposta. "Estamos sem notícias dele e sem respostas das autoridades. Não sabemos o que podemos fazer mais", adianta Leandro Oliveira que teme que tenha "acontecido o pior".
"Ele tem problemas relacionado com o álcool e está sem dinheiro. Provavelmente, deve andar perdido em Paris e não deve ter coragem para pedir ajuda", refere, apreensivo, o filho do emigrante.
PORMENORES
Residência
José dos Santos Oliveira residia sozinho em Ville de Chelles, departamento 77 de Paris. Durante os 14 anos que residiu em França, o emigrante português trabalhou em várias empresas.
Aeroporto
Segundo o filho, José dos Santos Oliveira utilizava poucas vezes o aeroporto de Orly para viajar. "Era mais habitual viajar através do Aeroporto Charles de Gaulle", adianta ao Correio da Manhã Leandro Oliveira.
Apelo
Os familiares do emigrante desaparecido apelam à intervenção das autoridades portuguesas de forma a pressionarem as francesas para procederem a trabalhos de busca na capital daquele país.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt