page view

Proença suspeito no Apito Dourado

Juiz nomeado para o escaldante clássico de domingo, às 20h15, pode ter praticado o crime de corrupção passiva para acto ilícito.

28 de março de 2007 às 13:01

O árbitro Pedro Proença é suspeito no ‘Apito Dourado’ de ter praticado o crime de corrupção passiva para acto ilícito e de falsificação de documento, agravado pela circunstância de ser cometido por funcionário. Estes crimes têm umamoldura penal superior ao do crime de corrupção para acto desportivo, que é de quatro anos, sendo o mais grave punível com oito anos.

O inquérito que envolve Proença na condição de suspeito é uma das certidões extraídas da investigação inicial e que foram enviadas pelo procurador de Gondomar Carlos Teixeira para o Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa (DIAP). Agora, porém, encontra-se nas mãos de Maria José Morgado que, soube o CM, tenciona terminar a investigação até Junho próximo, tal como a de todos os casos de corrupção para acto desportivo.

Pedro Proença é suspeito num inquérito que, tal como dezenas de outros envolvendo árbitros, visa a investigação de eventuais manipulações nas classificações destes.

Os elementos de prova recolhidos pelo Ministério Público durante a investigação inicial do ‘Apito Dourado’ indiciaram que as classificações eram viciadas e que Pinto de Sousa, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, era o pivô do esquema. Falava com os presidentes dos conselhos de arbitragem de diversos distritos antes de tomar qualquer decisão sobre quem subia ou descia de categoria cabando por prevalecer os interesses das associações distritais e regionais em vez da qualidade individual de cada árbitro.

Para lá do caso das classificações, Pedro Proença é também investigado pela final da Supertaça de 2002/2003, que opôs o FC Porto à União de Leiria. Os dragões venceram a partida por 1-0. Pinto da Costa foi inquirido por este jogo em que terá indicado o nome de Proença a Pinto de Sousa para o jogo em causa. A sua ‘sugestão’ foi aceite, mas Pinto da Costa viria a declarar ao Ministério Público não gostar deste árbitro que, aliás, acusou de ter prejudicado a sua equipa nesse jogo.

O CM tentou contactar Pedro Proença, mas não foi possível por este se encontrar emMalta, onde dirige hoje o embate comos gregos.

"TODOS ESTÃO APTOS A ARBITRAR"

Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, está em Dublin como observador do jogo que se realiza hoje entre a República da Irlanda e as Eslováquia, a contar para a fase de qualificação para o Euro’2008 relativo ao Grupo D.

O ex-árbitro internacional não comenta os critérios que presidem às nomeações para os jogos da Liga mas sempre foi avisando que para a actual comissão todos os árbitros podem apitar todos os jogos: “Para a comissão de arbitragem não há árbitros de Lisboa, do Porto, de Setúbal ou seja de onde for. Para esta comissão de arbitragem há árbitros de Portugal e todos estão aptos a arbitrar. Por isso, todos os árbitros podem fazer todos os jogos.”

Nome: Pedro Proença Oliveira Alves Garcia

Naturalidade: Lisboa

Data de Nascimento: 3/11/1970 (36 anos).

Profissão: Director Financeiro

- Pedro Proença pertence à Associação de Futebol de Lisboa, tendo-se estreado como árbitro na temporada de 1988/1989. É árbitro internacional desde a época de 2002/2003.

- Já este ano dirigiu o clássico Sporting-FC Porto (7.ª jornada) que terminou com o empate a uma bola.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8