Judiciária fez testes de despistagem às mãos e à roupa do jogador, à procura de pólvora, para apurar se foi ele o autor dos disparos. <br/>
Depois de Miguel e amigos negarem aquilo que é assegurado por várias testemunhas no local – que foi o jogador da selecção nacional o autor dos 'quatro a cinco disparos' na madrugada de ontem, à porta da discoteca RS Dreams, em Corroios, Seixal, contra seguranças do espaço – a Polícia Judiciária conta desempatar o caso através do CSI.
Ao que o CM apurou, já foi feito um teste de despistagem às mãos e à roupa do atleta do Valência e dos três ou quatro amigos, de modo a apurar qual deles apresentava vestígios de pólvora – e o resultado do Laboratório de Polícia Científica, depois de submetidas as partículas recolhidas ao microscópio electrónico, na secção de física, deve ser conhecido já no início da semana.
Quem apresentar resíduos de pólvora é seguramente o atirador e pode ser indiciado e acusado por crimes que variam entre homicídio tentado com dolo eventual ou dano com violência e ainda posse ilegal de arma. Os primeiros dois são puníveis com prisão até oito anos.
O jogador nega ter efectuado qualquer disparo, e diz ter sido ele o alvo das agressões. No entanto, clientes e seguranças asseguram que, após ter sido negada a entrada a Miguel e amigos, pelas 05h00, por estar a decorrer uma festa privada, o jogador 'foi buscar a arma e começou a disparar contra os seguranças, mas escorregou e atingiu uma carrinha', disse ontem ao CM fonte discoteca.
Miguel tem outra versão. 'Após negada a entrada a alguns elementos do grupo, gerou-se a confusão. O Miguel foi agredido a murro e um segurança disparou na direcção do irmão, diz o empresário do jogador ao CM. 'A pessoa que depois foi detida [ver caixa ao lado] é conhecida do Miguel. Mas o Miguel não percebe por que deixaram entrar uns e não outros. É racismo.'
Após a confusão, Miguel e amigos foram embora e voltaram mais tarde. Nessa altura, terão arremessado pedras contra a discoteca, até que chegou a PSP e foram levados para identificação. Chegaram à esquadra da PSP pelas 07h00 e saíram duas horas depois.
ARMAS NAS MÃOS DE CONHECIDO DE MIGUEL
Chama-se Lamine Seco Biai, tem 22 anos e é amigo e vizinho de Miguel, da zona J de Chelas, de onde o jogador é oriundo. Acabou detido pela PSP da Cruz de Pau. Apesar de testemunhas afirmarem que foi Miguel a efectuar os disparos, a arma supostamente utilizada, um revólver adaptado, foi encontrada na posse de Lamine. À saída do Tribunal de Almada, onde lhe foi decretado o termo de identidade e residência, negou qualquer envolvimento. 'Não tenho nada a ver com isto. Não sei de arma nenhuma nem do que estão a falar. Sou conhecido do Miguel, mas não estava com ele.'
PERFIL
Luís Miguel Brito Garcia Monteiro nasceu em Lisboa a 4 de Janeiro de 1980 (29 anos). Formado nas Escolas do Sporting, passou pelo E. Amadora antes de ser contratado pelo Benfica, em 2000. Jogou pelas águias durante cinco épocas antes de assinar pelo Valência (2005). O jogador é uma presença assídua nos convocados da selecção nacional.
'A DETENÇÃO FOI FEITA COM ALGUM CUIDADO'
A PSP garantiu que Miguel foi um dos elementos conduzidos à esquadra da Cruz de Pau, mas apenas para identificação. 'Ele não foi detido nem presente a um juiz', confirmou ao CM o comissário Paulo Flor, porta-voz da PSP. 'Agora vai decorrer uma investigação, mas, como envolve arma de fogo, está entregue à Polícia Judiciária.'
O responsável da PSP disse que ninguém ficou ferido na sequência dos tiros. 'Conseguimos interceptar a viatura na Cruz de Pau, as pessoas foram identificadas e, como sabíamos que havia uma arma envolvida, a detenção foi feita com algum cuidado. Fizemos uma revista sumária e acabámos por deter a pessoa na posse da arma.'
PORMENORES
ROUBO DE RELÓGIO
Em Janeiro de 2008, Miguel e Manuel Fernandes foram acusados de roubar um relógio numa discoteca de Valência. Miguel foi identificado.
AMIGO DA CAS
Segundo apurou o CM, Miguel é cliente da RS Dreams e será amigo dos responsáveis do espaço.
ADVOGADO LAMENTA
O advogado de Miguel, António Pragal Colaço, lamenta queo teste da pólvora não tenha sido feito aos seguranças do espaço de divertimento.
VALÊNCIA EM SILÊNCIO
Os responsáveis do Valência estão ao corrente da situação, mas, oficialmente, não comentam. No entanto, fonte do clube admitiu que a hora a que o jogador foi visto é 'imprópria' para um atleta, mesmo em férias.
AMIGOS REFERENCIADOS POR VÁRIOS CRIMES
Os amigos e familiares que acompanharam na madrugada de ontem Miguel à discoteca RS Dreams são, segundo fontes policiais contactadas pelo CM, pessoas referenciadas pelas autoridades pela prática de outros crimes, nomeadamente tráfico de droga e posse ilegal de armas.
Em Julho de 2005, Miguel, numa das muitas festas de Verão da discoteca Casa do Castelo, no Algarve, terá, juntamente com amigos, agredido a murro e pontapé alguns repórteres fotográficos que trabalhavam na festa, promovida por uma estação de televisão. Na altura, foram apresentadas queixas contra Miguel e amigos, facto que a GNR acabou por confirmar.
Apenas vinte dias depois, Miguel voltou a participar numa escaramuça na discoteca Luanda, em Lisboa. Nega ter agredido um homem, mas confirma o incidente.
FILHA CAI DO 9º ANDAR E SALVA-SE
A 3 de Outubro, Rafaela, filha de Miguel, de apenas seis anos, caiudo 9º andar do prédio da família,no Parque das Nações, em Lisboa,e sobreviveu, sofrendo apenas uma fractura no braço. A pequena Rafaela foi milagrosamente amparada por uns canteiros de flores
no 3º andar. Miguel, que se encontrava concentrado com a equipa do Valência, viajou para Portugal assim que soube do sucedido. A filha foi internada no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
NOTAS
SEGURANÇA: VÁRIAS CÂMARAS
A discoteca RS Dreams – assim como empresas vizinhas – está dotada de várias câmaras de vigilância, algumas delas apontadas para o exterior, pelo que o crime pode ter sido filmado
RS DREAMS: EM SILÊNCIO
O ‘CM’ chegou ontem à fala com um dos responsáveis pela discoteca RS Dreams, no Seixal, mas este não quis prestar para já qualquer esclarecimento sobre este assunto
IMPRENSA: CASO MEDIATIZADO
A notícia do envolvimento de Miguel neste caso chegou em poucas horas à imprensa estrangeira, principalmente à espanhola, bem como a vários sites internacionais sobre futebol
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.