page view

Orgasmo gasta 27 calorias

Uma noite de sexo queima o equivalente às calorias de três cervejas. Alivia o stress e aumenta a auto-estima.

18 de maio de 2010 às 00:30

A prática sexual melhora a saúde cardiovascular, alivia o stress, aumenta a auto-estima e ajuda a queimar calorias. Num orgasmo, por exemplo, pode perder-se 27 calorias, o equivalente ao consumo de uma torrada.

A ligação entre sexo e alimentação foi feita pelo investigador norte--americano Richard Smith, autor do livro ‘Como Emagrecer Fazendo Sexo’, segundo o qual 'as endorfinas que o organismo liberta durante a relação sexual fazem que nos esqueçamos do stress e da ansiedade, doenças que provocam uma alimentação compulsiva'.

O investigador considera que 'os movimentos pélvicos, o incremento das batidas cardíacas, a dilatação dos vasos sanguíneos dos órgãos genitais e o orgasmo gastam uma quantidade de energia semelhante à do exercício físico'. A posição na relação sexual é determinante para avaliar o valor da perda de calorias. Quando o homem está encostado à parede e a mulher de frente com apenas uma perna apoiada no chão perde-se 150 calorias em 20 minutos de sexo. Nesta posição os músculos mais utilizados são as coxas e braços, no homem, e a barriga, o quadris e o abdómen na mulher. A perda de calorias nesta posição equivale ao consumo de três cervejas.

Quando a mulher está deitada por cima do homem queima-se 170 calorias. Os músculos mais utilizados no homem são os quadris e na mulher são as coxas e a pélvis. Na posição em que o homem está sentado e a mulher sentada sobre ele reduz-se 120 calorias. Os músculos mais usados são os braços e o peito no homem e o braço e as coxas na mulher.

Já na posição de missionário, em que o homem está deitado sobre a mulher, é possível perder-se 100 calorias. Os músculos mais utilizados são, no homem, o quadris e os braços e, na mulher, o abdómen e a zona da pélvis.

'O PRAZER NÃO REDUZ O PESO'

Para o psicólogo Joaquim Quintino Aires, a prática sexual está associada à perda de peso, mas não pode ser associada ao prazer sexual, pois a quantidade de calorias perdidas no orgasmo é muito reduzida. Para as pessoas, assinala o especialista, a preocupação com o peso é um assunto secundário, estando a sua atenção centrada na obtenção do prazer sexual.

PERDEU DEZ QUILOS

Kerry McClosky, autora do livro ‘O Melhor da Dieta Sexual’, decidiu narrar as suas experiências sexuais depois de ter perdido dez quilos. O livro da norte-americana transformou-se num sucesso de vendas.

500 CALORIAS POR DIA

A perda de 150 calorias no acto sexual não implica uma redução elevada de peso. Para emagrecer 500 gramas é necessário perder 3500 calorias em sete dias. Os nutricionistas recomendam a redução de 500 calorias por dia.

ENTREVISTA: RITA EGÍDIO, DJ, 29 ANOS

'O RONALDO NÃO FAZ O MEU GÉNERO'

Qual é a sua arma de sedução?

O meu olhar. É muito expressivo.

Qual a importânciado sexo na sua vida?

O sexo é bastante importante na minha vida. É fundamental parao sucesso de qualquer relação.

Que artigo compraria numa sex shop?

Umas algemas felpudas.

Como foi a 1.ª vez?

Foi há muito tempo. As primeiras vezes nunca são boas.

O verão é a estaçãodo sexo?

Não, sexo é o ano todo. No Inverno também é óptimo.

Fica disponívelquando...

Quando estou ao pé do meumarido.

José Sócrates ou Ronaldo?

Nem um nem outro. Não são o meu género.

MODALIDADES COLECTIVAS INDICADAS PARA MAIS JOVENS

A ideia feita de que a natação é o desporto mais adequado para os mais jovens está a ser posta em causa. 'É um desporto importante, mas não o mais completo, pois não desenvolve de forma tão eficaz o trabalho de equipa, que é fundamental para o desenvolvimento da criança e do adolescente', defende Teresa Branco, fisiologista na gestão do peso, sublinhando: 'As crianças deverão receber vários estímulos, por isso todas as modalidades colectivas são adequadas.'

A especialista recomenda a dedicação a uma modalidade de competição na adolescência. 'Poderá ser um bom estímulo para o adolescente continuar durante um longo período a praticar desporto', refere.

Já na idade adulta, adianta, 'começam a existir restrições, principalmente se existirem lesões ou excesso de peso'. Diz a especialista que os adultos tendem a preterir 'desportos colectivos que envolvam competição', apesar de constituírem 'um óptimo estímulo'. Sugere, por isso, 'actividades de ginásio ou de rua'.

Já para a população idosa 'não são aconselhadas modalidades que envolvam impacto', uma vez que estão 'mais limitados pelas suas estruturas mais frágeis'. 'As actividades mais adequadas são a caminhada, a natação e ginástica localizada, entre outras', disse.

DISCURSO DIRECTO

'IMPORTANTE É PRATICAR O DESPORTO DE QUE SE GOSTA': Teresa Branco, 41 anos,fisiologista na Gestão do Peso

– Há desportos a evitar em certas idades?

Teresa Branco – A corrida de fundo em crianças muito jovens ou idosos mal preparados poderá não ser uma boa aposta.

– Como motivar crianças e adolescentes a praticar desporto?

– O que de facto é importante é praticar a modalidade de que mais se gosta. O prazer pessoal é o que mais motiva a criança ou o adolescente a praticar actividade física.

– É positivo o facto de a prática desportiva hoje funcionar por modas?

– O importante é estimular as pessoas a fazerem actividade física. Se o que as pessoas gostam é o que está na moda é isso que devem fazer.

DICAS PARA A CELULITE

Alimentos integrais

Alimentos integrais são boas fontes de fibra e ajudam a diminuira absorção das gorduras, além de contribuírem para a regulação do intestino.

Sumos naturais e água

Evite refrigerantes e bebidasalcoólicas, pois estes apenas fornecem calorias, não possuindo qualquer valor nutritivo. Prefira sumos naturais ou água, que não acumulam gordura e tornam a pele mais limpa.

Exercício físico

Realize exercício físico do tipoaeróbico (acelera a respiraçãoe o consumo de oxigénio) parafavorecer a queima de gorduras, como caminhadas, bicicleta ou natação.

RECEITA: BERINGELAS RECHEADAS

Ingredientes

– 2 beringelas

– 2 dentes de alho

– 2 cebolas

– 50 gr de margarina

– -300 gr de carne de porco picada

– 2 tomates maduros

– -1 colher (sopa) de salsa picada

– 0,5 dl de azeite

– -Sal, pimenta e queijo ralado q.b.

Confecção

Corte as beringelas ao meio no sentido longitudinal, tempere-as com sal e deixe-as a escorrer. Pique os alhos e as cebolas para refogar em margarina até a cebola estar amarelada. Junte o tomate descascado e partido aos bocados e a carne picada. Misture tudo e mantenha em lume brando até a carne estar cozinhada. Corte a polpa das beringelas em cubos e junte-a à carne. Tempere novamente. Recheie as beringelas com o preparado. Regue com o azeite e leve ao microondas na potência máxima durante seis minutos. Sirva polvilhado com queijo ralado.

NOTAS

BEIJO: MENOS 60 CALORIAS

Um beijo intenso envolve a perda de 60 calorias, valor que anula a ingestão de uma sanduíche de manteiga. Um beijo rápido de um minuto gasta 2 a 5 calorias

DESPIR: 120 CALORIAS

Para além do prazer, despir o parceiro também ajuda a manter a forma, num acto capaz de queimar 120 calorias. Porção equivalente a 100 gramas de bacalhau cozido

SEXO ORAL: 150 CALORIAS

No sexo oral gasta-se 150 calorias, o equivalente a comer um cacho de uvas. Na troca de carícias são consumidas 20 calorias, porção idêntica a uma ameixa preta

AMANHÃ: SEXO CIBERNÉTICO

O prazer à distância de um clique

 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8