page view

Reforma dourada para ex-ministro

Administração no Grupo BPN dá direito a pensão de 7316 euros/mês.

10 de agosto de 2010 às 00:30

O ex-ministro da Administração Interna Daniel Sanches vai reformar-se em Setembro com uma pensão de 7316 euros por mês. Segundo a lista da Caixa Geral de Aposentações (CGA) ontem publicada em Diário da República, o ex-director dos Serviços de Informação e Segurança (SIS) e amigo de Dias Loureiro põe termo à sua carreira no Ministério Público como procurador-geral adjunto, mas a sua reforma é muito superior à dos seus colegas magistrados em virtude dos descontos realizados enquanto administrador da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), dona do BPN. Daniel Sanches foi também membro da assembleia geral do BPN, SGPS.

De acordo com aquela listagem, até Setembro vão reformar-se 13 699 funcionários públicos, menos 3206 pessoas do que há um ano, segundo contas feitas pela Lusa.

Este valor significa uma quebra de 19% no número de funcionários públicos que passaram nos nove primeiros meses deste ano para a reforma em relação a igual período do ano passado.

Na origem desta quebra poderá estar a entrada em vigor, a 29 de Abril, das novas regras, que aumentaram de 4,5 para 6% a penalização aplicada às reformas antecipadas. A Educação, que continua a ser o ministério que mais funcionários públicos perde para a reforma, sofreu uma das maiores quebras (43%), para um total de 2927 trabalhadores, menos 2174 pessoas do que em igual período do ano passado. Em segundo lugar surge o Ministério do Ambiente, com 2080 aposentados.

PERFIL

Daniel Viegas Sanches nasceu a 25 de Julho de 1949 e licenciou-se pela Universidade de Coimbra em 1972. Foi director adjunto da PJ, director do Serviço de Informações (SIS) e ministro da Administração Interna.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8