page view

Artigo exclusivo

Sam Altman: O ‘pai’ do ChatGPT

Revista americana fez capa com a Taylor Swift, mas foi o CEO que assustou o congresso norte-americano ao ser eleito o mais influente deste ano.

10 de dezembro de 2023 às 01:30

1 / 5

IBM de Arvind Krishna e a Meta de Mark Zuckerberg uniram-se por modelo da IA ‘aberto’
IBM de Arvind Krishna e a Meta de Mark Zuckerberg uniram-se por modelo da IA ‘aberto’ CARLOS BARRIA/ reuters
A Microsoft, que foi fundada por Bill Gates e Paul Allen, investiu 10 M €
A Microsoft, que foi fundada por Bill Gates e Paul Allen, investiu 10 M €
Sam Altman e o namorado. O casal vive em São Francisco
Sam Altman e o namorado. O casal vive em São Francisco DIREITOS RESERVADOS
Alerta. O CEO da OpenAI restou depoimento a 16 de maio no Senado dos EUA sobre as regulamentações da IA. Altman disse ao congresso que a intervenção do Governo “será crítica para mitigar os riscos de sistemas de IA cada vez mais poderosos”, e deixou os senadores nervosos.
Alerta. O CEO da OpenAI restou depoimento a 16 de maio no Senado dos EUA sobre as regulamentações da IA. Altman disse ao congresso que a intervenção do Governo “será crítica para mitigar os riscos de sistemas de IA cada vez mais poderosos”, e deixou os senadores nervosos. ELIZABETH FRANTZ/reuters
Sam Altman
Logo Premium CM
Logo Premium CM
Logo Premium CM
Logo Premium CM

Taylor Swift foi eleita “primeira pessoa no mundo das artes”, por ter esgotado concertos no mundo inteiro e ter batido vários recordes, incluindo o de filme-concerto mais rentável de sempre, mas foi Sam Altman a liderar o ranking dos empresários. A centenária revista americana lançada em 1923, atualmente com várias edições no mundo, faz todos os anos a eleição das pessoas mais influentes. Sam Altman, figura de proa da OpenAI e ‘pai’ do ChatGPT, o chatbot online de inteligência artificial que utiliza o ‘GPT’, Generative Pre-trained Transformer, ou seja, é capaz de responder a tudo como se fosse um humano com a sabedoria do génio da lâmpada, bateu todos os outros tubarões das tecnológicas. Logo ele que tinha sido afastado há escassas semanas do cargo de CEO da empresa que ajudou a fundar, para dias depois, num golpe de asa que deixou o mundo suspenso, voltar ao cargo. Dezenas de funcionários disseram que estavam dispostos a segui-lo para a Microsoft, e depois de terem saído vários académicos e cientistas do conselho de administração da OpenAI, pôde regressar o fundador. Na renovação do conselho de administração surgiu um secretário de Estado de Bill Clinton e o fundador do Quora. Altman disse que as emoções que então viveu, toda a gente as devia sentir uma vez na vida - provavelmente terá ficado a conhecer melhor a natureza humana.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

O Correio da Manhã para quem quer MAIS

Icon sem limites

Sem
Limites

Icon Sem pop ups

Sem
POP-UPS

icon ofertas e descontos

Ofertas e
Descontos

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8