page view

CM Indica

Os artigos publicados na secção Indica apresentam produtos e serviços que podem ser do interesse dos leitores. Este projecto comercial é realizado em parceria com empresas afiliadas.

Icone informativo

Há apoios até 1683€ para mudar eletrodomésticos a gás por elétricos. Conheça os elegíveis do programa E-Lar neste artigo

Fogões, fornos e esquentadores a gás, que podem ser substituídos por alternativas de classe A+ ou superior

02 de outubro de 2025 às 00:52

O programa E-Lar é uma iniciativa do Governo português, que arrancou a 1 de outubro, com o objetivo de apoiar famílias na substituição de eletrodomésticos a gás por alternativas elétricas mais eficientes. Financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o programa pretende combater a pobreza energética, promover a eficiência energética e contribuir para a transição climática.

Quais os eletrodomésticos abrangidos?

Nesta fase, os eletrodomésticos elegíveis são fogões a gás, fornos a gás e esquentadores a gás, que podem ser substituídos por placas de indução, fogões elétricos, fornos elétricos e termoacumuladores de classe energética A+ ou superior, como os estes:

Placa de Indução

Ver Preço

Forno

Ver Preço

Fogão

Ver Preço

Termoacumulador Elétrico

Ver Preço

Qual é o apoio?

O apoio financeiro varia consoante o grupo de beneficiários, podendo ir até 738 euros para a substituição de placa e forno em famílias vulneráveis, com um teto máximo de 1683 euros por agregado.

Quem se pode candidatar?

Podem candidatar-se pessoas maiores de idade que se enquadrem em três grupos: quem vive em frações abrangidas pelo programa “Bairros + Sustentáveis”; beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica; e outros consumidores particulares com contrato de fornecimento de eletricidade, mesmo que vivam em casas arrendadas.

A candidatura é feita online no site do Fundo Ambiental através de uma plataforma dedicada, onde se preenche um formulário e se anexam documentos como comprovativo de morada e fatura de eletricidade.

Após essa fase é emitido um voucher digital para descontar na aquisição dos novos equipamentos, não sendo preciso adiantar dinheiro ou aguardar por reembolsos.

O E-Lar representa uma oportunidade para tornar as casas portuguesas mais confortáveis, seguras e amigas do ambiente, com benefícios diretos na fatura da energia e na qualidade de vida das famílias.

*Nota: as despesas de transporte e instalação dos eletrodomésticos não são elegíveis no programa E-Lar

Os artigos publicados na secção Indica apresentam produtos e serviços que podem ser do interesse dos leitores. Este projecto comercial é realizado em parceria com empresas afiliadas. Para mais informações: indica@medialivre.pt

Outras Indicações

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8