Carro da Google sem condutor embate contra autocarro
Carro autónomo foi dado como culpado de um acidente.
É a primeira vez que tal acontece. Um dos automóveis sem condutor da Google foi o protagonista de um acidente invulgar no último Dia dos Namorados, em Mountain View, nos EUA, ao tentar desviar-se de um obstáculo e embater num autocarro.
O automóvel autónomo causou, assim, o primeiro acidente registado em que é o direto culpado, uma vez que estes veículos já tinham estado envolvidos noutros incidentes, mas a culpa nunca tinha sido imputada à Google.
Segundo o relatório divulgado pelo Departamento norte-americano de Veículos Motorizados esta segunda-feira, o automóvel, um Lexus SUV, tentou virar à direita mas apercebeu-se que a rua estava parcialmente bloqueada por sacos de areia. Ao tentar desviar-se da sarjeta ocupada, acabou por embater com um autocarro que seguia no centro da via com quinze passageiros a bordo.
Ninguém ficou ferido mas a Google acabou por decidir ajustar o seu software para prevenir incidentes similares: é que o sistema percebeu que o autocarro se aproximava, mas "pensou que o autocarro pararia e lhe cederia a passagem" porque se encontrava à frente deste.
"É vital desenvolvermos competências avançadas que respeitem não só as regras de trânsito, mas também o que normalmente acontece numa estrada", garantiu a empresa que, no entanto, fez questão de salientar que o acidente que ocorreu com este automóvel foi resultado de um "tipo de mal entendido que acontece todos os dias nas ruas entre condutores humanos".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt