page view

Google põe 11 mil milhões a salvo

Esquema de circulação de receitas envia lucros para Bermudas

19 de fevereiro de 2016 às 17:31

A empresa Google está a ser acusada de desviar cerca de 11 mil milhões de euros de receitas da sua sede europeia para o paraíso fiscal das Bermudas, evitando pagar impostos. De acordo com a agência Reuters, as contas da filial da empresa na Holanda revelam a existência de um esquema de circulação de dinheiro que terá poupado milhões gerados na sede europeia da Google, instalada na República da Irlanda.

 

O caso é denunciado pela Reuters, que teve acesso às contas da filial holandesa. O esquema, conhecido como ‘sanduíche holandesa’, passaria por desviar primeiro 10,7 mil milhões de euros (praticamente toda a receita da empresa na Europa em 2014) para a Holanda. A empresa evita assim a tributação na sua filial cujas contas servem para calcular os imposto a pagar nos EUA e na Europa. A operação teria um segundo passo, em que a Google Netherlands Holdings NV - filial holandesa  que não tem quaisquer empregados - transferiu as verbas para o ‘paraíso fiscal’ das Bermudas. Este estado não faz qualquer cobrança de impostos sobre os lucros das empresas, poupando assim uma verdadeira fortuna à Google.

Vários artigos da imprensa inglesa, que têm vindo a denunciar os valores irrisórios que a gigante da Internet paga de impostos, dizem que a Google possuiu apenas uma caixa postal nas ilhas das Caraíbas, acrescentando que a mesma caixa tem o sugestivo número 666.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8