Deputados iranianos querem proibir cães
Trinta e nove deputados iranianos (em 290) apresentaram um projecto de lei para proibir cães em apartamentos, transportes e espaços públicos, noticiaram esta quinta-feira os 'media' locais.
O cão é considerado "impuro" pelo Islão. No entanto, nos últimos anos, começaram a ver-se nos bairros mais abastados do norte de Teerão habitantes que passeiam cães na rua ou em parques.
"Passear animais perigosos, prejudiciais para a saúde ou impuros como os cães nos locais e transportes públicos é proibido", como também "mantê-los em apartamentos", defende o projecto.
O texto precisa que as transgressões podem ser punidas com multa de um valor equivalente a entre 80 a 400 euros e que "o animal será confiscado".
No Irão há já uma circular da polícia que proíbe "o passeio de cães em espaços públicos e o seu transporte de carro", mas não é aplicada.
Para os signatários, o projecto de lei visa lutar contra o número crescente de pessoas que "têm cães e que os passeiam em espaços públicos, o que se tornou um problema de sociedade e constitui uma imitação cega da cultura ocidental vulgar", indicou a agência oficial Irna.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt