Barra Cofina

Correio da Manhã

Insólitos
2

A iguaria do momento na Rússia é carne de rato

Restaurantes sofisticados servem hambúrgueres e salsichas do roedor.
18 de Novembro de 2016 às 19:18
nutria, rato, roedor, rússia
nutria, rato, roedor, rússia FOTO: D.R.

Talvez não seja bem um rato. Pelo menos aquilo a que costumamos chamar um rato. Mas o nutria, também conhecido pelos nomes populares de rato do rio ou coypu é uma espécie de roedor que pode chegar aos nove quilos de peso e 60 cm de comprimento. 

Vive preferencialmente em zonas com cursos de água e tornou-se comum em várias partes do mundo. Na Rússia, largas colónias vivem em cidades como Moscovo.

Pois a carne deste animal é a última tendência gastronómica da capital russa. Restaurantes sofisticados apresentam pratos em que a carne de nutria é o ingrediente principal: hambúrgueres, salsichas, bifes.

O chef Takhir Kholikberdiev, que acaba de abrir um restaurante para a classe alta, defende as vantagens desta carne  "É um animal verdadeiramente limpo; não só é um herbívoro, mas lava toda a comida antes de a ingerir. A carne tem um alto teor de ácidos ómega-3. É recomendada por muitos médicos e dietistas", diz ao correspondente do jornal ‘The Guardian'. 

Este provou a carne e descreve o sabor como "algo entre o peru e o porco", mas "muito saboroso". Embora admita a relutância: "entre uma dentada e outra, é inevitável que nos venham à cabeça imagens de "bigodes tremendos e dentes cor de laranja", que caracterizam a espécie.

O restaurante tem no Facebook uma foto de um hambúrguer de  nutria, com uma legenda que tanto pode ser um estímulo como um convite à indisposição: "choque, um hambúrguer de um nutria a 300 metros do Kremlin". 

Rússia Facebook rato nutria carne hamburguer comida moda
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)