Barra Cofina

Correio da Manhã

Insólitos
3

Roubam óculos da estátua de Jackson

Ato de vandalismo no Rio de Janeiro.
Domingos Grilo Serrinha e correspondente no Brasil 23 de Abril de 2015 às 13:39
À esquerda, a estátua de Michael Jackson após o roubo, sem óculos
À esquerda, a estátua de Michael Jackson após o roubo, sem óculos FOTO: Facebook e Yasuyoshi Chiba/AFP/Getty Images

Os óculos escuros da estátua do rei do pop, Michael Jackson, erguida no morro Dona Marta, zona sul da cidade brasileira do Rio de Janeiro, foram roubados. O acessório desapareceu depois de ter sido arrancado da estátua por desconhecidos, não se sabe ao certo quando, mas suspeita-se que tenha sido no domingo ou na segunda-feira.

O desaparecimento dos óculos foi percebido nesta terça-feira, feriado nacional de Tiradentes no Brasil, por guias que levaram grupos de turistas até ao alto da favela, onde a estátua está implantada no telhado de um imóvel. Agentes da Unidade de Polícia Pacificadora do morro Dona Marta já fizeram buscas em toda a comunidade mas, pelo menos até esta quarta-feira, os óculos que encobriam os olhos da estátua do malogrado fenómeno da música mundial ainda não tinham sido recuperados.

A estátua de Michael Jackson foi inaugurada em Junho de 2010, um ano após a morte do rei do pop, na mesma laje onde em 1996 o cantor gravou parte do videoclip da canção ‘They don’t care about us’. Divulgada por todo o mundo através das imagens do vídeo, a favela Dona Marta passou a receber um grande número de visitantes brasileiros e estrangeiros, que têm no local da estátua o ponto alto da visita, alguns sentindo muita emoção por o ídolo ter estado ali.

O roubo dos óculos de Jackson, por mais inusitado que pareça, não é inédito entre grandes figuras da cultura homenageados com estátuas no Rio de Janeiro. Os óculos do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, erguida no Calçadão de Copacabana, um dos locais mais vigiados da cidade, já foram roubados diversas vezes.
roubo óculos estátua michael Jackson vandalismo rio de janeiro brasil
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)