Miguel Albuquerque elogia forças políticas pela campanha "bem feita" na Madeira

Presidente do Governo da Madeira destacou a participação dos eleitores, considerando que a afluência às urnas começava a aumentar a partir da hora do almoço.

12 de outubro de 2025 às 14:02
Miguel Albuquerque Foto: Homem de Gouveia/Lusa
Partilhar

O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, disse este domingo que campanha para as eleições autárquicas foi "bem feita" por todas as forças políticas que concorrem na região autónoma e sublinhou que "não houve radicalização do discurso".

"Acho que foi uma campanha, do meu ponto de vista, pela positiva. Acho que todos os partidos fizeram isso e acho que isso é salutar para a democracia, para a autonomia", afirmou, depois de ter votado, cerca das 13:00, numa secção de voto instalada na Escola Básica da Ajuda, na freguesia de São Martinho, uma das dez que compõem o concelho do Funchal.

Pub

O social-democrata, que lidera o executivo regional de coligação PSD/CDS-PP, classificou a campanha eleitoral como "bem feita" na região, vincando que "na generalidade dos partidos não houve polarização, não houve radicalização do discurso".

"Está a correr tudo bem, não há incidentes, não há nenhum problema. Aliás, é sinal de maturidade democrática", disse.

Miguel Albuquerque, também líder da estrutura regional do PSD, destacou a participação dos eleitores, considerando que apesar de ter havido um "excesso de eleições" nos últimos dois anos, a afluência às urnas começava a aumentar a partir da hora do almoço.

Pub

"De manhã estava fraco. Neste momento, o tempo está maravilhoso na Madeira, é compreensível que as pessoas votem agora à hora do almoço e depois mais ao fim da tarde", sustentou.

Albuquerque indicou que vai passar a tarde com a família e estará na sede do PSD, no centro do Funchal, a partir das 18:00.

Mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar nestas autárquicas, segundo os dados do recenseamento disponibilizados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (MAI).

Pub

Dos 9.303.840 eleitores inscritos, 9.262.722 são nacionais e, dos restantes, 18.319 são eleitores estrangeiros da União Europeia (UE) e 22.799 são estrangeiros provenientes de fora da UE, em ambos os casos recenseados em território nacional.

Os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, pelo que há três boletins de voto.

No total, 1.584 listas de partidos, coligações e grupos de cidadãos são candidatas às Câmaras Municipais, 1.519 às Assembleias Municipais e 9.764 listas a Assembleias de Freguesia, de acordo com dados extraídos das listas mais atualizadas da Secretaria-Geral do MAI.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar