page view

Câmara de Almada acusa Governo de não fazer nada para acabar com bairros de lata

Inês de Medeiros foi reeleita em Almada. Socialistas seguram também Junta de Freguesia e Assembleia Municipal.

13 de outubro de 2025 às 20:05
A carregar o vídeo ...

Câmara de Almada acusa Governo de não fazer nada para a acabar com bairros de lata

Inês de Medeiros desceu em relação às Autárquicas de 2021, mas conseguiu novamente a reeleição e segue para o terceiro mandato à frente da Câmara Municipal de Almada.

Em declarações na noite eleitoral após a vitória, a presidente da Câmara de Almada disse ao CM que a construção de habitação ilegal em bairros como Raposo e Penajóia é uma preocupação para o executivo. Inês de Medeiros acusa o Governo de Luís Montenegro de inação por estarem em causa terrenos públicos, ocupados ilegalmente. Diz já ter marcado reuniões, feito queixa ao Ministério Público e exposto o problema ao IHRU, mas acredita que a inação do Governo pode ser tática política para associar concelhos de esquerda a maiores índices de habitação ilegal. "Se foi um estratagema, saiu-lhes muito caro. Só fez subir a força menos democrática no concelho (Chega). O Governo e o IHRU têm de vir a jogo, bem como o senhor Ministro com a pasta da habitação", afirmou a autarca.

A comitiva do PS Almada celebrou a vitória, tendo a vencedora apelidado o histórico distrito socialista de "bastião do PS". Inês de Medeiros também reforçou a vitalidade e a força do Partido Socialista que, em noite de perda do lugar de liderança em número de autarquias, conseguiu conquistar a Câmara de Viseu. "Quem diria que o PS ia ganhar Viseu, acho que é um sinal de que o Partido está vivo e em movimento", disse Inês de Medeiros, no rescaldo da noite eleitoral.

O Partido Socialista segura quatro dos cinco vereadores que tinha em 2021. A CDU perde um vereador e fica com três. PSD também aumenta de um para dois vereadores e Chega consegue entrar na autarquia, também com dois vereadores.

Continuam traçadas as linhas vermelhas com o Chega. Inês de Medeiros disse ao CM que não vai negociar com "a única força que não considero democrática, mas estou disponível, como sempre, para dialogar".

Bloco de Esquerda desce na votação e perde o único vereador que tinha na autarquia.

Iniciativa Liberal, PAN e CDS-PP não conseguiram eleger vereadores para a Câmara Municipal de Almada.

O PS Almada perdeu a Costa de Caparica para o PSD, mas conquistou Laranjeiro e Feijó. O Partido Socialista venceu nas uniões de freguesias de Charneca de Caparica e Sobreda, Caparica e Trafaria e Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8