page view

Candidato da CDU critica política que criou Funchal "a duas velocidades"

Cabeça de lista da CDU apelou ao reconhecimento do papel da coligação na luta pelas reivindicações das populações.

07 de outubro de 2025 às 17:47

O cabeça de lista da CDU (PCP/PEV) à presidência da Câmara Municipal do Funchal criticou esta terça-feira a política que criou um concelho "a duas velocidades", apelando ao reconhecimento do papel da coligação na luta pelas reivindicações das populações.

"Existe um Funchal a duas velocidades. O Funchal para inglês ver, para os turistas endinheirados, e o Funchal de quem vive e trabalha", disse Ricardo Lume numa ação de campanha das eleições autárquicas do próximo domingo, na zona de São João da Ribeira, na freguesia de São Pedro.

Para o candidato comunista, esta "é uma das localidades quase no centro do Funchal onde quem vive lá sente-se completamente esquecido", opinando que "existe um Funchal 'resort' de São João da Ribeira para baixo e existe um Funchal dos esquecidos nesta localidade".

Segundo Ricardo Lume, nesta zona "falta quase tudo", enunciando a necessidade de bolsas de estacionamento para os moradores, a falta segurança porque não existem bocas-de-incêndio em vários espaços com escadarias e grande declive, além da dificuldade com a remoção do lixo urbano.

"E as populações estão à espera de um acesso rodoviário há mais de 20 anos", complementou, argumentando que "as pessoas que vivem nestas localidades pagam os seus impostos, pagam taxas mas não veem o desenvolvimento chegar".

Para este candidato, é "uma questão decisiva" nas eleições do próximo domingo que as populações que têm sido apoiadas e acompanhadas pela CDU na denúncia destas situações "transformem o seu reconhecimento em votos".

"Se tivermos eleitos nos órgãos autárquicos mais facilmente podemos levar os problemas das pessoas ao poder de decisão" e "é fundamental que nesses organismos os eleitos da CDU tenham assento para dar voz às populações para que as pessoas tenham mais força", enfatizou.

O atual executivo da Câmara do Funchal é composto por seis vereadores da coligação PSD/CDS-PP, chefiado por Cristina Pedra, e cinco sem pelouro da coligação Confiança, liderada pelo PS.

A CDU tem um deputado na Assembleia Municipal do Funchal.

Nestas eleições autárquicas, candidatam-se à Câmara do Funchal Paulo Azevedo (Nova Direita), Mónica Freitas (PAN), Marta Sofia (Livre), Luís Filipe Santos (Chega), Rui Caetano (PS), Miguel Pita (ADN), Fátima Aveiro (JPP), Raquel Coelho (PTP), Válter Rodrigues (MPT), Jorge Carvalho (coligação PSD/CDS-PP), Ricardo Lume (CDU -- coligação PCP/PEV), Sara Jardim (IL), Liana Reis (RIR) e Dina Letra (BE).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8