page view

Candidato do PS a Setúbal quer acabar com litigância entre a autarquia e trabalhadores do município

Para Fernando José, uma das prioridades é garantir o envolvimento de todos os trabalhadores da autarquia, incluindo os Sapadores.

06 de outubro de 2025 às 18:29

O candidato do PS à Câmara de Setúbal prometeu esta segunda-feira acabar com a litigância judicial entre a autarquia e os bombeiros sapadores, que se verificou nos dois últimos mandados de maioria CDU no município sadino.

"Nós temos de resolver todos os processos que neste momento estão em tribunal, não só aqui nos bombeiros sapadores, mas também com outros trabalhadores da Câmara Municipal", disse Fernando José durante uma visita ao Quartel dos Bombeiros Sapadores de Setúbal.

"Essa litigância judicial não nos interessa, nós temos de voltar a ter paz social na Câmara Municipal de Setúbal. E é nesse sentido que assumimos um compromisso com os trabalhadores, que é resolver esses embrulhos que a CDU de Dores Meira e André Martins nos deixam ao fim de duas décadas de gestão da Câmara Municipal de Setúbal", acrescentou.

Em julho do ano passado, a Câmara de Setúbal teve de voltar a pagar o subsídio de turno aos bombeiros Sapadores depois de o Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Almada suspender um despacho do presidente do município, André Martins, que determinava o não pagamento daquele subsídio, de acordo com pareceres de várias entidades da administração central.

Para Fernando José, uma das prioridades é garantir o envolvimento de todos os trabalhadores da autarquia, incluindo os Sapadores, no processo de mudança que quer implementar na cidade, mudança que considera não ser possível sem assegurar o envolvimento de todos os trabalhadores do município.

O candidato do PS e atual vereador socialista assegurou ainda que, caso seja eleito presidente do município, irá acabar com o que disse ter sido uma prática da maioria CDU nos dois últimos mandatos, de chamar ao executivo e castigar trabalhadores que manifestem posições contrárias às da autarquia, como terá acontecido com alguns bombeiros sapadores.

Fernando José defendeu ainda a necessidade de uma agenda para o "trabalho digno", a aplicar na Câmara Municipal de Setúbal.

Nas eleições autárquicas de domingo, além de Fernando José, são candidatos o atual presidente da Câmara de Setúbal, André Martins (CDU - coligação PCP/PEV), Maria das Dores Meira, independente apoiada pelo PSD e pelo CDS-PP, António Cachaço (Chega), Daniela Rodrigues (BE), Flávio Lança (IL), André Dias (Livre), Cláudio Fonseca (ADN) e Mariana Crespo (PAN).

A CDU, que obteve 34,4% dos votos nas eleições autárquicas de 2021, governa a Câmara de Setúbal com uma maioria relativa, dado que tem apenas cinco eleitos. O PS (27,67%) tem quatro eleitos e o PSD (16,57%) apenas dois.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8