page view

IL quer urgência na construção de casas servidas por transportes em Viana do Castelo

Duarte Antunes defendeu "a alteração das regras de construção.

03 de outubro de 2025 às 19:57

O cabeça de lista da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara de Viana do Castelo, Duarte Antunes, defendeu esta sexta-feira "urgência" na colocação de mais casas acessíveis no mercado servidas por um bom plano de mobilidade.

"Temos de pôr mais casas no mercado, urgentemente, e isso faz-se com políticas e decisões céleres, fáceis de tomar, seja a conclusão da atualização do Plano Diretor Municipal (PDM)", explicou o engenheiro civil, de 45 anos.

Duarte Antunes defendeu "a alteração das regras de construção, libertando mais terrenos para construção, aumento do índice de construção em algumas zonas do concelho e o aumento da altura máxima de construção".

"[Com] a simplificação de processos, mais rapidamente conseguimos pôr mais casas no mercado e com isso baixar o preço. É fácil ver e fazer a conta que se um empreendimento urbanístico demorar mais de um ano a ser posto no mercado, as casas custam mais 10%", sustentou.

Duarte Antunes defendeu a "disponibilização de terrenos e imóveis municipais para se fazerem concessões ou cooperativas.

"Temos de identificar e publicitar todos os imóveis municipais, sejam rústicos, sejam urbanos, para que possam entrar nesse mercado", disse.

Para o candidato da IL, a habitação e "a mobilidade são dois temas interligados", porque a mobilidade influencia, de grande forma, a parte habitacional, "porque não se conseguem criar novas habitações em zonas do concelho que não tenham um plano de mobilidade".

"Depois de identificar as novas zonas de construção é preciso servi-las de transportes públicos, ciclovias, boas acessibilidades. Interligação do sistema todo, um corpo pulsante. Temos de ligar os parques de estacionamento com ciclovias, os grandes polos de atração de pessoas na cidade, seja do hospital público, as escolas e tribunais", frisou.

O candidato entende que ser necessária uma "rede de transportes públicos a funcionar convenientemente, com sistema de bilhética moderna e eficaz, com publicitação dos horários", ou seja, "um sistema fiável".

Atualmente, o executivo de Viana do Castelo é composto por cinco eleitos pelo PS, um eleito pela CDU, um vereador independente (social-democrata que deixou o partido para integrar o Chega) e dois vereadores da coligação PSD/CDS-PP.

Concorrem à Câmara de Viana do Castelo o atual presidente da autarquia, Luís Nobre (PS), Paulo de Morais (coligação PSD/CDS-PP), Duarte de Brito Antunes (IL), José Flores (coligação PCP/PEV), Carlos Torre (BE), Eduardo Teixeira (Chega) e Luís Arezes (ADN).

As eleições autárquicas decorrem no dia 12 de outubro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8