Percurso foi também marcado por queixas dos munícipes, incluindo críticas sobre trotinetes e falta de limpeza.
A ritmo acelerado, a candidatura "Por ti, Lisboa" -PSD/CDS-PP/IL procurou esta sexta-feira conquistar "voto a voto" numa arruada no centro da cidade, em que houve quem respondesse "passe à frente", quem expusesse problemas e também quem manifestasse apoio.
A partir do Campo Pequeno, o candidato Carlos Moedas, que se recandidata a presidente da Câmara de Lisboa, recebeu a líder da IL, Mariana Leitão, que lhe quis trazer "força" para vencer as eleições autárquicas de 12 de outubro, procurando "pessoa a pessoa, voto a voto". Juntos encabeçaram a comitiva de apoiantes da candidatura "Por ti, Lisboa", que percorreu a Avenida da República até ao Saldanha.
Nas autárquicas de 2021, Carlos Moedas venceu, sem maioria absoluta, com a coligação "Novos Tempos" - PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança, sem contar com o apoio da IL, partido que concorreu sozinho e não conseguiu eleger vereadores no executivo municipal. Nestas eleições, destaca-se o duelo entre uma coligação de direita, designadamente PSD/CDS-PP/IL, e uma outra de esquerda, com "Viver Lisboa" - PS/Livre/BE/PAN, sem integrar a CDU (PCP/PEV), o que torna difícil antecipar vitórias e quase impossível a conquista de uma maioria absoluta.
"Nós só queremos Moedas presidente", gritou a comitiva, no arranque da arruada, com bandeiras alusivas à candidatura.
A maioria das abordagens com a população, inclusive trabalhadores, não passou de cumprimentos de Carlos Moedas e Mariana Leitão. Houve também interações com as pessoas que estavam nas esplanadas de cafés e restaurantes, a quem o autarca do PSD acabou por pedir desculpa pela "grande confusão, mas que faz parte" da campanha eleitoral.
Houve quem recusasse "a invasão", respondendo "passe à frente", mas também quem aceitasse de bom grado "por ser democrata" e quem até revelasse que irá votar na candidatura "Por ti, Lisboa".
"Mando muitas mensagens e responde-me", enalteceu uma munícipe, a quem o social-democrata assegurou dar "resposta a tudo".
O percurso foi também marcado por queixas dos munícipes, incluindo críticas sobre trotinetes e falta de limpeza, em particular junto a uma obra na Avenida 5 de Outubro, onde uma moradora disse haver ratos e contou que sua cadela morreu após ingerir veneno de rato.
À chegada ao Saldanha, Carlos Moedas abordou um casal de idosos disponível para o ouvir, ao contrário da dificuldade sentida ao longo da arruda, que justificou por "estar tudo ao telemóvel". No final, esse casal afirmou: "Estamos consigo".
Em declarações aos jornalistas, ao lado da presidente da IL, o autarca do PSD considerou que as pessoas "estão contentes" com o seu projeto para a cidade, iniciado há quatro anos, ressalvando que também "há queixas sobre muitas coisas".
Apesar de não falar em voto útil, Carlos Moedas reiterou que a escolha dos lisboetas é entre o seu projeto, "que fez e vai fazer muito mais", e a candidatura de Alexandra Leitão (PS/Livre/BE/PAN), a quem acusou de querer "mais impostos" e uma cidade "mais suja".
"Eu estive quatro anos em minoria sem poder fazer tudo aquilo que eu queria e podia", apontou o social-democrata, justificando assim a incapacidade para resolver problemas, inclusive na higiene urbana.
Sem pedir diretamente uma maioria absoluta, apelou à mobilização dos eleitores: "Precisamos de votos para conseguir ter condições de governabilidade e, portanto, quem tem mais um voto, que é o que eu peço aos lisboetas, é presidente da Câmara, mas, obviamente, quantos mais votos melhor".
"Muito confiante" com o seu programa eleitoral, com 15 medidas, da habitação à segurança, o autarca do PSD destacou o compromisso de "continuar a baixar os impostos" e reduzir as taxas municipais, atribuindo "este ímpeto" à IL.
Concorrem à Câmara de Lisboa nas próximas eleições autárquicas Carlos Moedas (PSD/CDS-PP/IL), Alexandra Leitão (PS/Livre/BE/PAN), João Ferreira (CDU-PCP/PEV), Bruno Mascarenhas (Chega), Ossanda Líber (Nova Direita), José Almeida (Volt), Adelaide Ferreira (ADN), Tomaz Ponce Dentinho (PPM/PTP) e Luís Mendes (RIR).
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.