page view

Recontagem de votos no Montijo dá mais um eleito ao PS na Assembleia Municipal

Chega foi o partido mais votado para a Assembleia Municipal, com 6.046 votos e seis mandatos atribuídos.

17 de outubro de 2025 às 14:57

O PS ganhou esta sexta-feira um eleito ao movimento Montijo com Visão e Coração (MVC) na Assembleia Municipal do Montijo na recontagem de votos pedida pelo Chega, mas não houve alterações na distribuição de mandatos para a Câmara Municipal.

Segundo o edital publicado esta sexta-feira pela Câmara Municipal do Montijo, após a assembleia de apuramento geral de resultados, o Chega foi o partido mais votado para a Assembleia Municipal, com 6.046 votos e seis mandatos atribuídos, seguido pelo MVC com 6.002 votos e cinco mandatos (antes tinha seis mandatos).

A coligação PSD/IL obteve 4.023 votos e quatro mandatos na Assembleia Municipal, o PS 4.015 votos e quatro mandatos (antes tinha três mandatos), a CDU 1.799 votos e um mandato e o Livre 1.031 votos e também um único mandato.

Na Junta de Freguesia de Pegões, onde o MVC tinha ganho as eleições apenas com mais dez votos do que o Chega, não houve qualquer alteração, uma vez que foi confirmada em absoluto a votação naqueles dois partidos que tinha sido anunciada inicialmente, de 495 votos para o MVC e 485 para o Chega.

No que respeita à votação para a Câmara Municipal do Montijo, a recontagem resultou em pequenas alterações no número de votos em diversas forças políticas, mas que não mudaram a posição relativa de cada uma nem o número de mandatos atribuídos.

O apuramento de resultados, que decorreu no edifício dos Paços do Concelho, presidido por uma juíza do Tribunal do Montijo, confirmou a vitória do MVC e a eleição para presidente do município do dissidente socialista Fernando Caria, com um total de 6.440 votos e três mandatos atribuídos.

O Chega, com 5.825 votos e dois mandatos, foi a segunda força política mais votada para a Câmara do Montijo, seguida pelo PS, com 4.049 votos e um mandato, e pela coligação PSD/IL, com 3.917 votos e um mandato atribuído naquela autarquia do distrito de Setúbal.

Dos 45.488 inscritos no Montijo, só 23.479 eleitores exerceram o direito de voto nas eleições para a Câmara Municipal, pelo que a taxa de abstenção se fixou nos 48,38%.

O cabeça de lista do Chega nas eleições para a Câmara do Montijo, Nuno Valente, remete para mais tarde um comentário aos resultados apurados na recontagem de votos pedida pelo partido de André Ventura.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8