Frases do primeiro dia da campanha eleitoral para as eleições autárquicas

Eleições decorrem a 12 de outubro.

30 de setembro de 2025 às 19:19
Eleições autárquicas Foto: Direitos Reservados
Partilhar

O primeiro dia oficial da campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 12 de outubro arrancou esta terça-feira, 30 de setembro.

Eis as frases que marcaram este dia:

Pub

Luís Montenegro, presidente do PSD

"O que nós queremos é contrapartidas para as pessoas, para os portugueses e para os imigrantes que nos procuram para poderem ter condições de vida dignas."

Nuno Henriques Barroso, candidato da Alternativa Democrática Nacional (ADN) à Câmara de Leiria

Pub

"O comércio tem de ser fortalecido, o comércio local é muito importante para a economia, não só o comércio local, mas também a dinamização de atividades que promovam depois a aproximação com o comércio."

Nuno Violante, candidato da CDU à Câmara de Leiria

"Achamos que o desenvolvimento do concelho depende também dos pequenos produtores e a falta de investimento no regadio de Santa Eufémia, por exemplo, ou mesmo nos campos do Lis, estão a afetar estas pessoas, juntamente com a aposta e o constante apoio ao grande negócio e às grandes superfícies, que afetam também os pequenos comerciantes da cidade."

Pub

José Augusto Alves, candidato da coligação PSD/CDS-PP, que tem o apoio do Movimento Independente -- Sempre à Câmara de Castelo Branco

"As coisas não podem nascer de uma ilusão e depois cria-se uma desilusão. Aliás, foram quatro anos de desilusão. Foi isto que o atual presidente da Câmara [Leopoldo Rodrigues] fez."

Fermelinda Carvalho, candidata da coligação PSD/CDS-PP à Câmara de Portalegre

Pub

"A mensagem que eu quero passar aos portalegrenses é que há um trabalho a que temos de dar continuidade. Não é possível, em quatro anos, executar todo um projeto que permitiu transformar Portalegre. Resolvemos muitas questões, muitas obras, mas muito mais há para fazer."

Luís Montenegro, numa ação de campanha do candidato à Câmara de Sintra, Marco Almeida

"Nós nesta coligação colocámos o interesse das pessoas acima de qualquer outro, abrimos a coligação à participação de outras forças partidárias, mas sobretudo à participação de pessoas que não têm partido, pessoas independentes."

Pub

Diogo Júlio, candidato da CDU (PCP/PEV) à Câmara de Portalegre

"É possível reindustrializar a cidade de Portalegre. A indústria tem de voltar, tem de haver condições para que os nossos jovens se fixem, que tenham condições de trabalho e trabalho digno."

José Peixoto, candidato da coligação Avançar Leiria (BE/Livre/PAN)

Pub

"Precisamos agir já, municipalizar o serviço de transportes, isso é essencial, e depois torná-lo gratuito paulatinamente."

Marco Almeida, candidato do PSD/IL/PAN à Câmara de Sintra

"Eu não venho aqui para fazer nenhum frete a nenhum partido, eu não estou aqui por uma questão de currículo político, eu estou aqui ao serviço dos sintrenses, sempre assim foi, sempre foi aqui que quis estar e é aqui que vou continuar a estar."

Pub

Luís Mendes, candidato do Reagir, Incluir, Reciclar (RIR) à Câmara de Lisboa

"A minha grande proposta é a ideia de ter um lar em cada freguesia. Atualmente, os idosos, após uma determinada idade, as [suas] famílias vêm-se obrigadas a procurar soluções fora do concelho. E, muitas vezes, às vezes, até fora do distrito."

Luís Montenegro, num almoço com autarcas do distrito de Lisboa

Pub

"Estas candidaturas que nós aqui temos não são dos que ficam a olhar e observar o renascimento de núcleos de barracas. Não há que ter problemas de falar nas palavras como elas são: de barracas, de bairros de lata. Voltaram devagarinho, aqui e ali, nesta margem e naquela do lado lá, a ressurgir, sobretudo - tem que se dizer também - em câmaras governadas pelo Partido Socialista e pelo Partido Comunista."

Pedro Duarte, candidato do PSD/CDS-PP/IL à Câmara do Porto, responsabilizando os serviços ambientais, tutelados pelo adversário Filipe Araújo, pelo abate de árvores para o metrobus

"Não pode haver obras na cidade nas costas da câmara municipal. Eu garanto que comigo a presidente de Câmara isso nunca acontecerá."

Pub

Sérgio Aires, candidato do BE à Câmara do Porto

"É urgente construir habitação pública na cidade. Há dinheiro para isso. Não propormos o crescimento [do património edificado na cidade relativo a habitação pública] para 15% à toa. Estas sete mil casas não são todas para construir, uma parte substancial viria dos devolutos. Com bom esforço, chegaríamos à possibilidade de ter cinco mil fogos disponíveis."

Ossanda Líber, líder da Nova Direita

Pub

"Uma vez na câmara, o que pretendemos é, obviamente, levar sangue novo e resolver os problemas que assolam a cidade."

Dina Letra, candidata do BE à Câmara do Funchal

"E, numa altura em que a Câmara Municipal do Funchal tem receita fiscal extraordinária de milhões de euros, em que cobra tantos impostos aos funchalenses, nós não podemos permitir que ainda haja no Funchal quem passe fome e quem passe dificuldades."

Pub

Bruno Pereira, candidato da Aliança Democrática à Câmara de Matosinhos

"É necessário garantir que a população idosa tenha um envelhecimento saudável com assistência social, autonomia e realização pessoal."

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar