Escândalo do século: As ligações de Epstein aos bilionários de Silicon Valley e magnatas apanhados em rede de pedofilia

Ex-mulher deu a entender que Epstein contribuiu para o seu divórcio. Elon Musk combinou ida à 'ilha dos pedófilos', mas diz que nunca chegou a ir.

12 de fevereiro de 2026 às 10:38
Partilhar

Os mais recentes documentos divulgados sobre Jeffrey Epstein demonstram que a esfera de ligações do predador sexual estende-se a vários multimilionários, alguns deles figuras proeminentes de Silicon Valley. Elon Musk e Bill Gates são apenas alguns dos envolvidos.

O fundador da Microsoft afirmou que se arrepende de “cada minuto” que passou com o falecido financista e criminoso sexual condenado, ainda que, à semelhança de todos os outros, rejeite qualquer tipo de crime. Já a ex-mulher, Melinda French Gates, não hesitou em ‘lançá-lo às feras’ ao dizer que ele deveria responder perante a justiça. “Quaisquer que sejam as dúvidas que permaneçam sobre o tema - eu nem consigo imaginar todas -, são para essas pessoas, e até mesmo para o meu ex-marido. São eles que precisam responder a essas perguntas, não eu.” A filantropa, que esteve 27 anos casada com o magnata, associa Epstein às memórias mais “dolorosas” dessa união. “Para mim, pessoalmente, é difícil sempre que esses detalhes vêm à tona, certo? Porque isso traz de volta memórias de momentos muito, muito, dolorosos do meu casamento”, disse Melinda, levantando suspeitas de que as traições que ditaram o fim do matrimónio podem estar de alguma forma relacionadas com Epstein.

Pub

O facto de constar nos documentos de Epstein não indica qualquer irregularidade e, para já, nenhuma acusação foi formalizada contra qualquer uma das pessoas proeminentes mencionadas nos arquivos.

1 / 1
FOTO: DIREITOS RESERVADOS
Elon Musk nega ligação à rede de pedofilia de Epstein

Magnatas apanhados em rede de pedofilia

Pub

O Mundo conhece-os e admira-os pelas suas mentes visionárias e geniais. Por isso é difícil acreditar que não se tenham apercebido dos crimes de Jeffrey Epstein. De acordo com emails divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA, o pedófilo tentou, em 2012 e em 2013, levar Elon Musk a Little St. James, uma das suas ilhas nas Caraíbas. Numa das mensagens trocadas entre eles, o dono da Tesla e da rede social X pergunta quando se realizará a “festa mais selvagem” na ilha. Num outro email, Musk escreve: “Estou com muita vontade de curtir a vida noturna em St. Barts ou noutro lugar e divertir-me bastante.” O homem mais rico do Mundo já negou que alguma vez tenha visitado a ‘ilha dos pedófilos’ e desvalorizou a troca de mensagens.

1 / 2
FOTO: AP
Richard Branson sorri com um bloco de notas ao lado de duas pessoas
FOTO: House Oversight Committe
Bill Gates encontra-se com o príncipe André num evento

Já o nome Bill Gates não só aparece em mensagens como também em fotos comprometedoras. Num email que não chegou a ser enviado, em 2013, Epstein faz referência a relações sexuais do fundador da Microsoft com “raparigas russas” e “mulheres casadas” e ao fornecimento de antibióticos para dar “secretamente a Melinda” depois de contrair uma doença sexualmente transmissível. Gates diz ter conhecido Epstein em 2011 - três anos depois de este se ter declarado culpado na Florida por aliciar uma menor para prostituição - e que jantou com ele durante um período de três anos. Contudo, assegura que nunca visitou a sua ilha e nega encontros sexuais. “Ele conhecia muita gente rica e dizia que conseguiria que eles doassem dinheiro para a saúde global. Em retrospetiva, isso foi um beco sem saída”, disse Gates.

Pub

Numa troca de mensagens em 2013, surge outro magnata: Richard Branson. Nele, Epstein agradece ao fundador da Virgin pela sua “hospitalidade e conselhos de relações públicas”, ao que Branson responde: “Sempre que estiver por perto, adoraria vê-lo. Contanto que traga o seu harém!” O grupo Virgin já esclareceu que “harém” refere-se a três membros adultos da equipa de Epstein.

1 / 3
FOTO: House Oversight Committe
Fotos de Bill Gates acompanhado, em diferentes ocasiões, por mulheres cujas identidades foram protegidas, fazem parte dos ficheiros agora divulgados
FOTO: House Oversight Committe
Fotos de Bill Gates acompanhado, em diferentes ocasiões, por mulheres cujas identidades foram protegidas, fazem parte dos ficheiros agora divulgados
FOTO: AP
Trump recebe líderes de tecnologia na Casa Branca para jantar

Trump diz que "todos sabiam"

Pub

Toda a gente sabia que ele estava a fazer isso”, disse o atual Presidente dos EUA. O documento em questão é uma transcrição da entrevista realizada pelo FBI, em 2019, a Michael Reiter, que confirmou ao ‘Miami Herald’ ter recebido a chamada. “O que o Presidente Trump sempre disse é que expulsou Jeffrey Epstein do seu clube em Mar-a-Lago porque ele era um sujeito problemático”, afirmou Karoline Leavitt, secretária de imprensa da Casa Branca.

Sergey Brin

O cofundador da Google Sergey Brin visitou a ilha particular de Epstein e planeou jantar em sua casa de Nova Iorque. “Os jantares no Jeffrey são sempre agradavelmente informais e descontraídos. Espero vê-lo em breve”, disse numa troca de e-mails com Ghislaine Maxwell, em 2003.

Pub

Reid Hoffman

O cofundador e antigo presidente do LinkedIn é referido várias vezes nos ficheiros, que incluem registos de deslocações e visitas de Reid Hoffman a propriedades de Epstein, além de agendas e comunicações que mostram encontros repetidos ao longo de vários anos. Hoffman já disse que esteve mais vezes com o pedófilo do que tinha admitido inicialmente.

Novas revelações

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar