Começam hoje os exames nacionais. Estas dicas são essenciais para estes dias
Primeira fase dos exames finais do ensino secundário decorre entre 17 e 30 de junho, com afixação das pautas a 15 de julho. Candidaturas ao ensino superior arrancam a 21 de julho.
Este ano os exames nacionais vão ter início a 17 de junho. As provas terão a duração de 120 minutos (+30 de tolerância). Os exames de Matemática, Geometria Descritiva e Desenho têm a duração de 150 minutos (+30 de tolerância).
Tudo o que é necessário:
Para além de esferográfica azul ou preta (e lápis em determinadas provas), é necessário o Cartão de Cidadão, bilhete de identidade ou outro documento que te permita identificar.
É ainda permitido o uso de calculadora nas provas de Física e Química A (gráficas e em modo exame), Economia (científicas) e Matemática A (gráficas). Note-se que a funcionalidade “em modo exame” deve ser ativada pelo aluno na sala onde se realiza o exame, na presença do docente responsável pela verificação das calculadoras. As máquinas não podem ter sistema de comunicação à distância, fitas, rolos de papel ou qualquer outro meio de impressão.
Pode ser ainda usado o Dicionário em algumas provas.
Importante:
Os alunos devem estar na sala onde vai ser realizada a prova 30 minutos antes da hora marcada para o início do exame.
Os alunos têm de assinar um documento onde garantem que não possuem qualquer objeto que não seja permitido e material como mochilas, carteiras e estojos são recolhidos e guardados ao pé dos professores que vigiam a prova. É permitida uma garrafa de água em cima da secretária.
É proibido:
- Computador, telemóvel, smartphone ou tablet
- Aparelhos de vídeo ou áudio
- Relógios com sistemas de comunicação remota
- Suportes escritos
Inscritos, datas e divulgação de resultados (ensino secundário):
No ano letivo 2024/2025 inscreveram-se na realização das provas do ensino secundário mais de 160 mil alunos. Mais de metade dos inscritos são raparigas, com 56% de taxa de inscrição, enquanto os rapazes representam 44%. Os números dos alunos inscritos que se pretendem candidatar ao ensino superior rondam os 88 mil.
A divulgação dos resultados das provas da 1ª fase do ensino secundário, destinada aos alunos do 10º e 11º ano, está marcada para o dia 15 de junho. Já a 2ª fase das provas arranca a 18 de julho e os resultados são afixados a 5 de agosto.
Se te vais candidatar ao ensino superior, a 1ª fase de candidaturas arranca no dia 21 de julho, com os resultados a serem revelados a 24 de agosto. A 2ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior tem início a 25 de agosto.
O exame de Português, a realizar no dia 25 de junho, é a prova que mais alunos vão realizar na 1ª fase, com 80.005 inscritos, seguido da prova de Biologia e Geologia e Física e Química A. A prova de Matemática A apresenta-se em quarto lugar.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt