page view

Ali Larijani: o chefe que tinha a missão de definir a estratégia do Irão na guerra, mas acabou eliminado pelos inimigos

Irão anunciou tomar medidas "decisivas e lamentáveis" como resposta ao assassinato de Larijani.

18 de março de 2026 às 09:43

Teve um papel fundamental na definição da estratégia do Irão na guerra com os EUA e Israel que, nos últimos tempos, está a provocar uma escalada militar no Médio Oriente. Considerado uma figura pragmática e ponderada, o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irão foi vítima de uma guerra que não conseguiu vencer. Ali Larijani morreu esta terça-feira num ataque aéreo conjunto dos Estados Unidos da América e de Israel.

Nasceu em 1958 em Najaf, no Iraque. Filho de pai com influência em estudos religiosos, Ali Larijani pertencia a uma família rica de Amol. Estudou matemática e ciência da computação e doutorou-se em filosofia ocidental. Segundo a Al Jazeera, Larijani casou-se jovem, com apenas 20 anos, com Farideh Motahari, filha de um confidente próximo do fundador da República Islâmica, Ruhollah Khomeini.

Antes de iniciar carreira no governo iraniano, Larijani entrou para a Guarda Revolucionária Islâmica. Só depois disto é que comandou a pasta da Cultura no Executivo do Irão e, de seguida, a Radiotelevisão da República Islâmica desse país. Durante dois anos - 2005/2007 - exerceu funções como secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional e principal negociador nuclear do Irão, refere a Al Jazeera. Em agosto de 2025, Ali Larijani voltou a ser secretário do Conselho de Segurança Nacional, funções que mantinha até esta terça-feira.

Importa ainda destacar que, em 2008, Ali Larijani foi nomeado presidente da câmara do parlamento iraniano.

Depois de ter sido noticiada a, o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, descreveu-o como uma "figura distinta e valiosa, fonte de amplos e diversos serviços e realizações em várias áreas da República Islâmica".

O país prometeu vingar a morte do chefe de segurança e anunciou tomar medidas "decisivas e lamentáveis" como resposta ao assassinato de Larijani.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8