page view

Estados Unidos disparam contra petroleiro no golfo de Omã que se dirigia para o Irão

Militares norte-americanos afirmam que intervenção ocorreu após a embarcação desrespeitar as restrições marítimas impostas por Washington no âmbito das medidas destinadas a pressionar o Irão.

08 de junho de 2026 às 18:25

As Forças Armadas norte-americanas anunciaram esta segunda-feira que dispararam contra um petroleiro sem carga no golfo de Omã e o deixaram inoperacional após a embarcação alegadamente ter violado o bloqueio imposto pelos Estados Unidos aos portos iranianos.

Num comunicado divulgado na Internet, o Comando Central dos Estados Unidos para o Médio Oriente (CENTCOM) afirmou que a operação teve como alvo áreas essenciais ao funcionamento do navio.

"O alvo foram as salas de máquinas e de voo do navio, depois de a tripulação se ter recusado a cumprir as ordens das forças norte-americanas", informou o comando militar.

Segundo o CENTCOM, a intervenção ocorreu após a embarcação desrespeitar as restrições marítimas impostas por Washington no âmbito das medidas destinadas a pressionar o Irão.

O comando norte-americano não divulgou a identidade do navio, a sua bandeira de registo nem informações sobre eventuais feridos entre a tripulação.

O incidente ocorre num contexto de elevada tensão no golfo e no estreito de Ormuz, onde os Estados Unidos mantêm operações navais destinadas a fazer cumprir o bloqueio anunciado durante o conflito regional envolvendo o Irão e Israel.

Nas últimas semanas, Washington tem intensificado as ações de fiscalização marítima na região, alegando a necessidade de impedir atividades relacionadas com o comércio e transporte de recursos energéticos iranianos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8