Trégua poderá estender-se por mais 60 dias. Em cima da mesa estará a reabertura gradual do estreito de Ormuz e um compromisso iraniano de reduzir as suas reservas de urânio enriquecido.
As negociações para um acordo de paz entraram este sábado na sua fase mais crítica. Teerão diz que está a ultimar os termos da resposta apresentada pelos EUA. Por sua vez, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, garante que há progressos e dentro de pouco tempo haverá novidades.
Segundo o ‘Financial Times’, os EUA e o Irão estão perto de um acordo para prolongar o cessar-fogo por mais 60 dias. Fontes dos mediadores revelaram que o objetivo é que esses 60 dias sirvam para negociar um acordo definitivo acerca do plano nuclear do Irão. Segundo o ‘Financial Times’, o plano pode incluir uma reabertura gradual do estreito de Ormuz e um compromisso por parte de Teerão no sentido de negociar a entrega das reservas de urânio enriquecido ou, no mínimo, uma grande redução dessas reservas.
Já os EUA comprometem-se a amenizar o bloqueio nos portos iranianos e, em fases, a aliviar as sanções e descongelar os ativos iranianos. “O acordo parece estar a caminhar na direção certa. Está com os americanos agora para revisão”, disse um diplomata a par das conversações.
Donald Trump insiste que Teerão está desesperado, que luta por um acordo e que a guerra acabará em breve.
Mas a aproximação entre as partes, sob mediação do Paquistão, não tem sido fácil.
Teerão tem admitido “divergências profundas” e “exigências excessivas” por parte de Washington. Donald Trump deu sinais de impaciência, tendo reunido sexta-feira a sua equipa de conselheiros, aumentando os receios do regresso ao conflito. O Presidente dos EUA desmarcou, inclusive, a sua presença no casamento, do filho mais velho, Donald Trump Jr., que se realiza este fim de semana nas Bahamas, por “razões relacionadas com assuntos de Estado”.
A verdade é que o Presidente norte-americano tem repetido ao longo dos dias que os ataques ao Irão poderiam recomeçar em breve, caso as partes não chegassem a um acordo de paz. Segundo a CBS News, os militares norte-americanos estão prontos a entrar em ação, já o ‘Financial Times’ dá conta do aumento significativo de aeronaves de combate dos EUA no principal aeroporto israelita. Também o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, tem reafirmado que ainda há trabalho para fazer no Irão.
A confirmar-se o regresso das hostilidades, resta saber qual o seu alcance.
Ivana Trump - plano de morte
A filha de Donald Trump terá sido alvo de um alegado plano de assassinato. Segundo o ‘New York Post’, o suspeito pretendia vingar a morte do general iraniano Qassem Soleimani, morto num ataque com drones ordenado pelos EUA em Bagdad, em 2020.
Líbano - seis ataques
Israel realizou seis ataques aéreos contra o Vale do Bekaa, no Leste do Líbano, uma região que praticamente não tinha sido atacada desde o início do cessar-fogo. Já no Sul, dez pessoas, incluindo seis socorristas e uma menina, morreram em ataques israelitas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.