Manifestantes rompem cordão de segurança e invadem edifício da COP30
Protestos contra os bilionários escalaram e levaram a confrontos entre os manifestantes e as autoridades.
Um grupo de ativistas climáticos invadiu esta terça-feira o edifício onde decorre a COP30, na cidade brasileira de Belém. De acordo com a Folha de S. Paulo, durante os confrontos um agente da polícia ficou ferido.
O incidente ocorreu na sequência de protestos pela saúde e pelo clima, que começaram de forma pacífica. Envolvidos no incidente estiveram também um grupo de indígenas contra o facto de não estarem a ser ouvidos durante o evento, que decorre na Amazónia.
Os ânimos acabaram por se exaltar durante as manifestações, com um grupo de várias dezenas de pessoas furado o cordão de segurança e entrado no Parque da Cidade, sede da COP30.
Ao passarem o lobby e se dirigirem para a entrada da conferência, a polícia tentou pará-los, formando um cordão humano e acabando por se envolver em confrontos. Após vários minutos, os manifestantes acabaram expulsos e as autoridades barricaram a entrada com mesas de madeira.
A edição deste ano da COP tem sido marcada por alguma contestação popular, com críticas à organização por não fazerem o suficiente para travar as alterações climáticas e não terem em conta o impacto ambiental do evento na região amazónica.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt