EUA apreendem dois petroleiros com ligações à Venezuela
Uma das embarcações tinha bandeira russa e foi apreendida perto do Reino Unido. Segundo petroleiro foi apreendido no Mar das Caraíbas. Operações foram realizadas com poucas horas de diferença.
As forças norte-americanas realizaram uma operação em águas europeias, perto do Reino Unido, para apreender um navio petroleiro com ligações à Venezuela e à Rússia. Segundo a Associated Press, os EUA tomaram controlo da embarcação e estarão neste momento a bordo, citando fontes militares próximas da operação.
De acordo com a BBC, os EUA seguiram a rota da embarcação, que terá fugido do território venezuelano, 'furando' o bloqueio naval em vigor e vindo até ao outro lado do Atlântico. O petroleiro tinha sido alvo de sanções por parte de Washington.
A Reuters adianta também que a operação de captura do navio, que tem bandeira russa, ocorreu em proximidade a um submarino e navio de guerra de Moscovo.
As autoridades norte-americanas vieram anunciar mais tarde a apreensão de um segundo petroleiro com ligação à Venezuela, no Mar das Caraíbas. Fontes dos EUA citadas pela BBC avançam que a operação foi realizada antes do amanhecer desta quarta-feira.
As duas operações fazem parte de uma "frota fantasma", segundo o Departamento de Segurança Interna dos EUA. "A Guarda Costeira conduziu abordagens meticulosamente coordenadas e consecutivas a dois navios-tanque da "frota fantasma"", lê-se numa publicação feita pela secretária do Departamento dos EUA, Kristi Noem.
O Ministério da Defesa do Reino Unido referiu que as Forças Armadas britânicas tiveram conhecimento da operação em curso e que participaram com "vigilância aérea e um navio da Marinha", cita a BBC.
Moscovo já veio reagir à apreensão, referindo que o primeiro petroleiro "estava apenas temporariamente registado na Rússia" e que "nenhum Estado tem o direito de usar a força contra embarcações devidamente registadas noutros países".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt