María Corina Machado vai encontrar-se com Donald Trump
Líder da oposição venezuelana no exílio visita a Casa Branca na quinta-feira.
María Corina Machado vai encontrar-se com Donald Trump. De acordo com a imprensa norte-americana, o encontro entre a líder da oposição venezuelana e Prémio Nobel da Paz e o presidente dos EUA terá lugar esta quinta-feira, com Corina Machado a ser recebida na Casa Branca.
A confirmação do encontro, que tinha sido anunciado na semana passada, surge após o chefe de Estado ter declinado apoiar a dissidente do regime de Nicolás Maduro, após a operação norte-americana que resultou na captura do presidente do país.
Surge também dias depois de Corina Machado ter afirmado que estaria disposta a partilhar com Trump o Nobel da Paz que lhe foi atribuido no final do ano passado, e que há muito é uma fixação do próprio Trump, que fez campanha pelo galardão e considerou ter sido tratado de forma "injusta" ao não o ter recebido.
Após as declarações de María Corina Machado, o Instituto Nobel veio publicamente rejeitar a ideia, deixando claro que, uma vez entregue, a distinção não pode ser transferida.
Entretanto, Delcy Rodriguez, número 2 do regime de Maduro, foi eleita presidente interina, com Donald Trump a afirmar querer encontrar-se e falar com a nova chefe de Estado.
A bordo do avião presidencial no domingo, o líder norte-americano pareceu mesmo abrir a porta à continuidade do atual regime na Venezuela, afirmando que os EUA estão a trabalhar "muito bem" com a nova liderança. "Vamos ver como corre", disse.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt