page view

América decide hoje quem será o próximo presidente do país

Resultados finais poderão demorar dias ou até semanas.

05 de novembro de 2024 às 01:30

Uma América profundamente dividida vai esta terça-feira às urnas para escolher o seu próximo Presidente após uma campanha a todos os títulos sem precedentes. Os dois candidatos, Kamala Harris e Donald Trump, chegam ao dia da votação praticamente empatados nas sondagens e será um punhado de eleitores em apenas sete estados que irá decidir quem irá ocupar a Casa Branca. A espera pode ser longa.

Os milhões gastos por ambos os lados e os vários acontecimentos que marcaram a campanha, incluindo a substituição de última hora de Joe Biden por Harris e as duas tentativas falhadas de assassinato contra Trump, não lograram desfazer o empate técnico. O republicano gozou de uma curta vantagem após a desastrosa prestação de Biden no debate de junho, mas a nomeação de Harris reequilibrou a contenda, deixando tudo em aberto.

Trump, de 78 anos, centrou a sua campanha na imigração e na economia, mas foram os insultos e as ameaças de vingança que mais dominaram os seus discursos, enquanto a rival democrata, de 60 anos, procurou usar o aborto como arma para conquistar o voto feminino, mas acabou por focar-se mais nas ameaças de Trump à democracia do que noutros assuntos.

A ‘chave’ para a Casa Branca passa este ano por sete estados, onde os dois candidatos estão separados por pouco mais de um ponto e que valem, no seu conjunto, 93 dos 270 delegados do Colégio Eleitoral necessários para garantir a vitória. Harris precisa de 45 destes delegados para se tornar a primeira mulher a presidir aos EUA, enquanto Trump terá de conquistar pelo menos 51 para regressar à Casa Branca. Uma vitória curta de qualquer dos candidatos nestes estados irá certamente desencadear recontagens e processos judicias que poderão atrasar o anúncio dos resultados finais, prolongando por vários dias ou até semanas a incerteza sobre quem será o 47.º Presidente dos EUA.

Documentos

centrais.pdf

E TAMBÉM

78 MILHÕES

Mais de 78 milhões de eleitores norte-americanos optaram por votar de forma antecipada nestas eleições, em pessoa ou por correio.

2020 RECORDE

As eleições presidenciais de 2020 foram as mais participadas do último século, com uma afluência recorde de 160 milhões de eleitores.

EM ABERTO

Além do Presidente, os americanos vão eleger hoje os 435 membros da Câmara dos Representantes e 34 dos 100 membros do Senado.

ESPERA

Contagem dos votos por correio só começa após o fecho das urnas. Em 2020, a vitória de Biden só foi confirmada ao fim de quatro dias.

PostScript centrais.eps (22880836) (Milenium)
PostScript centrais.eps (22880836) (Milenium)

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8