António Filipe homenageia bombeiros em Pedrógão Grande

Candidato presidencial apoiado pelo PCP e pelo PEV afirmou que os bombeiros são a "espinha dorsal" do sistema de proteção civil.

08 de janeiro de 2026 às 19:14
António Filipe em campanha presidencial Foto: Carlos Barroso/Lusa_EPA
Partilhar

O candidato presidencial António Filipe fez esta quinta-feira uma "justa homenagem" aos bombeiros, durante uma visita ao quartel dos voluntários de Pedrógão Grande, aproveitando para chamar a atenção para as dificuldades do interior do país.

A visita, em campanha eleitoral, teve "vários significados" para António Filipe: chamar a atenção para as necessidades dos bombeiros, para o combate ao despovoamento e à desertificação do interior e para a necessidade de desenvolver equilibradamente o país.

Pub

Esta foi, disse, uma "justa homenagem" aos voluntários num local onde os as memórias dos incêndios de 2017 continuam muito presentes.

Mas, mais que palavras, António Filipe disse que são precisas "políticas concretas" de apoio aos bombeiros.

Defendeu ainda que é preciso "levar à prática" uma política de prevenção dos fogos rurais" e mais investimento no interior para fixar pessoas.

Pub

António Filipe disse que um Presidente da República tem que intervir e chamar a atenção dos governos para esta necessidade.

O candidato presidencial apoiado pelo PCP e pelo PEV afirmou que os bombeiros são a "espinha dorsal" do sistema de proteção civil, pelo que "devem ser apoiados", quer a nível do financiamento das associações, quer com meios e equipamentos.

E lembrou que, enquanto deputado, esta foi uma das causas que abraçou.

Pub

Dentro do quartel, elementos dos bombeiros falaram dos incêndios mortais de 2017, mas também dos que aconteceram no último verão, considernando que pouco mudou, que foram esquecidos pelo Governo e que continuam isolados.

Também foram apontadas dificuldades mais recentes, a nível de dificuldades sentidas nos transportes dos doentes e de falta de financiamento.

As eleições presidenciais estão marcadas para 18 de janeiro de 2026

Pub

Concorrem às presidenciais 11 candidatos, um número recorde e a campanha eleitoral decorre de 04 a 16 de janeiro.

Os candidatos são Gouveia e Melo, Luís Marques Mendes (apoiado pelo PSD e CDS), António Filipe (apoiado pelo PCP), Catarina Martins (Bloco de Esquerda), António José Seguro (apoiado pelo PS), o pintor Humberto Correia, o sindicalista André Pestana, Jorge Pinto (apoiado pelo Livre), Cotrim Figueiredo (apoiado pela Iniciativa Liberal), André Ventura (apoiado pelo Chega) e o músico Manuel João Vieira.

Esta é a 11.ª eleição, em democracia, desde 1976, para o Presidente da República.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar