Candidatura de Catarina Martins saúda aumento da participação eleitoral
"É uma afluência às urnas muito significativa e é sempre bom que as pessoas tenham sentido que a sua voz pode ser ouvida na decisão do próximo Presidente da República", afirmou o diretor de campanha.
O diretor de campanha da candidata presidencial Catarina Martins saudou este domingo a redução da abstenção projetada pelas televisões face a anteriores atos e considerou natural num contexto muito polarizado.
"É uma afluência às urnas muito significativa e é sempre bom que as pessoas tenham sentido que a sua voz pode ser ouvida na decisão do próximo Presidente da República", afirmou Ricardo Moreira.
Numa primeira reação às projeções das televisões para a abstenção, na sede da noite eleitoral no Fórum Lisboa, o representante da candidatura de Catarina Martins considerou ainda natural o aumento da participação face a eleições presidenciais anteriores tendo em conta o contexto atual.
"É também normal que assim tenha sido, visto que estas eram umas eleições muito polarizadas e é natural que as pessoas tenham querido expressar o seu voto e que isso se tenha refletido numa maior afluência às urnas", justificou.
As projeções das televisões para a abstenção nas eleições presidenciais de hoje indicam que deverá situar-se entre os 35,6% e os 43%.
A RTP avançou às 19:00 uma previsão de abstenção entre 37% e 43% e a SIC/TVI uma previsão entre 35,6% e 40,6%.
A taxa de abstenção nas eleições presidenciais de 2021 situou-se nos 60,76%, a maior de sempre, tendo contribuído para este aumento a covid-19 e o recenseamento automático dos portugueses no estrangeiro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt