Eleições Presidenciais: Quem apoia quem à sucessão de Marcelo

Cavaco, Beleza e Manuela Eanes estão com o candidato apoiado pelo PSD. Manuel Alegre e Vasco Lourenço apoiam o ex-líder do PS.

16 de novembro de 2025 às 01:30
Rui Moreira, mandatário nacional de Luís Marques Mendes Foto: DR
Rui Rio, mandatário nacional de Henrique Gouveia e Melo Foto: Direitos Reservados
José Miguel Júdice, mandatário nacional de Cotrim Figueiredo Foto: Direitos Reservados

1/3

Partilhar

Na corrida à sucessão de Marcelo Rebelo de Sousa, as listas de apoiantes dos candidatos presidenciais misturam figuras de vários partidos e independentes, assim como atuais e antigos governantes e autarcas. Marques Mendes foi o primeiro a formalizar a candidatura, mas só mais recentemente anunciou o ex-autarca do Porto Rui Moreira como mandatário nacional. Tem o apoio de peso de Cavaco Silva. Leonor Beleza preside à comissão de honra do candidato apoiado pelo PSD, onde estão Manuela Eanes; os ex-ministros do PSD Ferreira Leite, Eduardo Catroga, Mira Amaral, Poiares Maduro e Paula Teixeira da Cruz; os atuais ministros Gonçalo Matias e Abreu Amorim; antigos autarcas como Macário Correia; atuais autarcas como Fermelinda Carvalho; um ex-secretário de Estado de António Costa, José Gomes Mendes; figuras do CDS (o ex-ministro Mota Soares e Diogo Feio) e da IL (Carla Castro); e os presidentes da CIP (Armindo Monteiro) e da Confederação do Turismo (Francisco Calheiros).

António José Seguro, apoiado pelo PS, ainda não anunciou o mandatário nacional, mas tem do seu lado os ex-candidatos presidenciais Ana Gomes, Manuel Alegre e Maria de Belém; o capitão de Abril Vasco Lourenço; os ex-ministros do PS João Soares, Adalberto Campos Fernandes, Alberto Martins e Duarte Cordeiro; ex-autarcas como Basílio Horta; atuais autarcas como Isabel Ferreira, Luísa Salgueiro e Carlos Zorrinho; figuras da ala mais liberal do PS (Álvaro Beleza e Francisco Assis), do CDS (João Varandas Fernandes) e do ‘passismo’ (Vasco Rato).

Pub

Gouveia e Melo foi o primeiro a anunciar o mandatário nacional (Rui Rio, ex-líder do PSD) e conta com outros apoios relevantes de sociais-democratas, como Alberto João Jardim, Carlos Carreiras, Fernando Seara e Ângelo Correia. Isaltino Morais, o antigo ministro Correia de Campos (PS) e ‘Chicão’ (CDS) somam-se ao rol de apoiantes do ex-chefe da Armada, assim como Francisco George, antigo diretor-geral da Saúde, e Eduardo Baptista Correia, CEO do Taguspark. 

Tenente-coronel com Ventura e Júdice ao lado de Cotrim

André Ventura escolheu a deputada Patrícia Almeida para mandatária nacional e viu o tenente-coronel Tinoco de Faria abdicar de ser candidato em seu favor. Recebeu ainda o apoio do seu ministro-sombra da Justiça, o antigo governante do PSD Rui Gomes da Silva, que começou por estar com Gouveia e Melo. Já Cotrim Figueiredo tem o histórico do PSD José Miguel Júdice como mandatário nacional. Liliana Reis (PSD) e Nuno Afonso (fundador do Chega) também estão com o candidato apoiado pela IL. O capitão de Abril Pezarat Correia e o arquiteto Siza Vieira apoiam António Filipe.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar