Cessar-fogo em Gaza "muito perto" de ser finalizado nas próximas 48 horas
Um rascunho do acordo pode já estar a ser escrito, segundo um oficial israelita. Trump poderá visitar o Médio Oriente no final da semana.
Um cessar-fogo do conflito em Gaza pode ser finalizado nas próximas 48 horas.
Segundo fontes próximas das negociações, citadas pela CNN Internacional, o acordo de paz está "muito perto". Uma das fontes diz que o anúncio pode ser feito nas próximas 24 horas, com a libertação de reféns possivelmente a ser concretizar-se já no início da próxima semana.
Uma fonte norte-americana revelou ainda que o acordo pode vir dentro de "dias" devido ao progresso feito nesta mais recente ronda de negociações.
Um rascunho do acordo pode já estar a ser escrito, segundo um oficial israelita, que adianta também que será apresentado ao gabinete para uma votação caso o cessar-fogo seja alcançado, uma vez que qualquer decisão de libertar prisioneiros palestinianos deve ser aprovado pelo parlamento israelita primeiro.
Em causa está a libertação dos reféns israelitas no enclave, vivos ou mortos, e a libertação de prisioneiros palestinianos em Israel.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, revelou que pode visitar o Médio Oriente no final da semana, considerando que o acordo de cessar-fogo entre o Hamas e Israel parece "muito próximo".
"Talvez vá lá no final da semana, talvez no domingo, na verdade. Vamos ver, mas há uma boa hipótese de que isso aconteça. As negociações estão a progredir muito bem", destacou o Presidente norte-americano na Casa Branca.
Numa nota manuscrita, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, pediu ao presidente norte-americano para aprovar uma publicação preparada para a rede social Truth Social, "para anunciar o acordo" para o cessar-fogo em Gaza "em primeiro lugar", revelam as imagens capturadas pela Associated Press.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt