Cresce a tensão no Médio Oriente: Israel anuncia morte de um dos líderes do Hezbollah
Exército israelita confirmou no domingo à noite ter atacado a capital do Líbano.
As Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram no domingo à noite a morte de um dos principais líders do Hezbollah, após um ataque em Beirute, Líbano. Segundo a Euronews, ao todo cinco pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas, naquele que foi o primeiro ataque na capital libanesa desde o início do verão.
A operação de Telavive tinha como alvo Haytham Abu Ali Tabatabai, número dois na hierarquia do grupo fundamentalista islâmico que controla o Líbano. Era ainda o principal responsável pelas operações militares levadas a cabo pelo grupo. De acordo com a IDF, Tabatabai "comandava a maioria das unidades do Hezbollah e trabalhara arduamente para as preparar de novo para a guerra contra Israel".
O ataque terá sido levado a cabo sem conhecimento prévio dos EUA e já foi condenado por países como o Irão. No seguimento da operação, Benjamin Netanyahu afirmou que a ofensiva no Líbano é a "única forma de garantir um futuro melhor". Também o ministro da Defesa israelita, Israel Katz, disse que o país continuará "a atuar energicamente para impedir qualquer ameaça aos residentes do norte e ao Estado de Israel".
Já esta segunda-feira, estão previstos exercícios militares no norte de Israel, perto da fronteira do Líbano, naquilo que está a ser encarado como mais um passo na escalada de tensão na região.
De acordo com o jornal israelita Haaretz, as IDF afiançam em comunicado que "não há perigo de um incidente" e que, caso tal venha a acontecer, os residentes da área "serão informados pelas forças de segurança".
As movimentações de Israel acontecem numa altura em que o cessar-fogo em Gaza se encontra cada vez mais ameaçado, com acusações de parte-a-parte entre Telavive e o Hamas sobre alegadas violações do acordo celebrado a 10 de outubro. Estima-se que perto de 350 cidadãos de Gaza tenham sido mortos em ataques desde que a trégua entrou, supostamente, em efeito.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt