Criança que narra documentário da BBC sobre Gaza é filho de líder do Hamas
Abdullah Al-Yazouri fornece informações sobre a vida no território devastado pela guerra.
Um documentário da BBC sobre a vida em Gaza - 'Gaza: How To Survive A War Zone' [Como sobreviver numa zona de guerra] - foi criticado depois de ter sido revelado que uma criança que aparece no filme é filho de um líder do Hamas. De acordo com o Independent, a controvérsia gira em torno de Abdullah Al-Yazouri, um narrador infantil que fornece informações sobre a vida no território devastado pela guerra.
Um grupo formado pela atriz Tracy-Ann Oberman, o produtor Neil Blair, o ex-diretor da BBC One Danny Cohen e o produtor Leo Pearlman escreveram ao diretor-geral da BBC, Tim Davie, frisando as suas preocupações. A carta alega que Abdullah é filho de Ayman Alyazouri, vice-ministro da Agricultura do Hamas.
O grupo questiona os padrões editoriais da BBC e a conformidade com o código de transmissão da Ofcom, as suas próprias diretrizes editoriais e a lei inglesa.
A carta pede especificamente que a BBC adie imediatamente qualquer repetição de transmissão do programa, bem como que este seja removido do iPlayer e das redes sociais do programa, até que uma investigação independente seja realizada.
O grupo também levantou questões sobre se os pais da criança assinaram uma autorização para que este aparecesse e se a BBC recebeu permissão do Hamas para fazer o documentário que foi produzido pela produtora Hoyo Films.
A carta à BBC também foi enviada à diretora de conteúdo da empresa, Charlotte Moore, e à presidente-executiva da BBC News, Deborah Turness.
“Desde a transmissão do nosso documentário sobre Gaza, a BBC tomou conhecimento das ligações familiares do narrador do filme, uma criança chamada Abdullah. Prometemos ao nosso público os mais altos padrões de transparência, então é justo que, como resultado destas novas informações, adicionemos mais alguns detalhes ao filme antes de sua retransmissão. Pedimos desculpas pela omissão desse detalhe do filme original”, afirmou a BBC.
A estação garante que as novas informações anexadas ao filme referem: “O narrador deste filme é Abdullah, de 13 anos. O pai trabalhou como vice-ministro da agricultura do Hamas em Gaza. A equipa de produção tinha controlo editorial total das filmagens com Abdullah".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt