Hamas viola termos de acordo de cessar-fogo ao não fornecer relatório sobre reféns a Israel
Em resposta, Israel impediu a passagem de palestinianos para o norte da Faixa da Gaza.
O Hamas ainda não forneceu o relatório sobre o estado em que se encontram os reféns a Israel, atitude que coloca em causa os termos do cessar-fogo. Segundo o acordo, era esperado que o grupo militar palestiniano entregasse a lista durante o dia de sábado.
O relatório esperado pelas autoridades israelitas deveria dar detalhes sobre o estado de saúde dos reféns, incluindoo número de vítimas mortais, avança The Jerusalem Post.
O aumento de tensão entre os dois lados levou a que um grupo numeroso de moradores palestinianos fosse impedido por Israel de regressar às habitações no norte de Gaza.
Durante o dia de sábado, Israel já tinha acusado o Hamas de ter violado o acordo após a libertação de quatro mulheres militares antes de Arbel Yehudas, uma mulher civil que continua em cativeiro. Como forma de retaliação, o governo de Benjamin Netanyahu impediu a passagem dos habitantes para o Norte de Gaza. Os palestinianos aguardam pela autorização para regressar depois de terem sido deslocados para o sul por ordem de Israel.
Segundo uma fonte oficial citada pelo The Times of Israel, o Governo de Benjamin Netanyahu não vai permitir o regresso dos moradores do Norte da Faixa da Gaza antes que a libertação de Arbel Yehud seja resolvida.
"O primeiro-ministro Netanyahu permanece firme na decisão que tomou de não permitir a passagem de habitantes de Gaza para o norte através do Corredor Netzarim até à libertação de Arbel Yehud", afirmou a fonte.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt