Israel denuncia na ONU "teatro" de reconhecimentos da Palestina

"Veremos um espetáculo quando o Presidente [francês, Emmanuel] Macron e os seus amigos se reunirem", acusou Danny Danon.

22 de setembro de 2025 às 23:23
Danny Danon na ONU Foto: Mary Altaffer/AP
Partilhar

O embaixador israelita na ONU, Danny Danon, classificou esta segunda-feira como "um teatro" a conferência internacional pela solução dos dois Estados (Israel e Palestina) e argumentou que "não mudará a vida dos palestinianos no terreno".

"Veremos um espetáculo quando o Presidente [francês, Emmanuel] Macron e os seus amigos se reunirem. Sabemos que esta conferência surge de interesses nacionais, não é diplomacia (...). É uma vitória vazia, um discurso vazio, em vez de realmente condenar o terrorismo", disse Danon à imprensa fora da Assembleia-Geral das Nações Unidas, pouco antes do início da conferência de alto nível, copresidida por França e Arábia Saudita.

Pub

A conferência, patrocinada pela França e pela Arábia Saudita, tinha sido concebida como o fórum onde algumas das grandes potências ocidentais iriam dar o passo do reconhecimento do Estado palestino, mas o Reino Unido, o Canadá, a Austrália e Portugal anteciparam-se no domingo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar