page view

Malta, Mónaco, Bélgica, Luxemburgo e Andorra juntam-se a França no reconhecimento do Estado da Palestina

Após estes anúncios, o número de países que reconhecem o Estado da Palestina passará para 157, de um total de 193 Estados-membros da ONU.

22 de setembro de 2025 às 23:12

Malta, Mónaco, Andorra, Bélgica e Luxemburgo juntaram-se a França, esta segunda-feira, no reconhecimento formal da Palestina durante a conferência de alto nível sobre a solução dos dois Estados, copresidida por França e Arábia Saudita na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

A tomada de posição da França é significativa, uma vez que o país é o que tem a maior comunidade judaica da Europa, por ser historicamente um dos mais firmes aliados de Israel e por ter um lugar permanente (e portanto poder de veto) no Conselho de Segurança da ONU, para além de ser uma das principais economias do mundo.

Segundo a Sky News, no momento do anúncio, Macron revelou que mais países se juntariam nas próximas horas ao reconhecimento do Estado palestiniano, nomeadamente Bélgica, Malta, Luxemburgo e Mónaco.

Recorde-se que, no domingo, Portugal, Reino Unido, Canadá e Austrália formalizaram o reconhecimento do Estado da Palestina.

Após estes anúncios, o número de países que reconhecem o Estado da Palestina passará para 157, de um total de 193 Estados-membros da ONU, segundo uma contabilização da agência espanhola EFE.

Contudo, entre os que não o reconhecem estão países como Israel, Estados Unidos, a Alemanha, o Japão e os Países Baixos, que defendem que esse reconhecimento deve ser feito de acordo com as autoridades israelitas.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, reagiu no domingo aos anúncios afirmando que nunca haverá um Estado palestiniano.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8