Israel ordena evacuação de Rafah no Sul de Gaza

Mais de um milhão de palestinianos no Sul da Faixa de Gaza não têm para onde fugir.

10 de fevereiro de 2024 às 01:30
A cidade de Rafah, na fronteira com o Egito, está situada numa zona anteriormente proclamada “segura” por Israel
Partilhar

Pelo menos 22 pessoas, incluindo crianças e mulheres, morreram na madrugada desta sexta-feira em ataques israelitas no Sul da Faixa de Gaza, um dia depois de o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciar que a ofensiva iria avançar para Rafah, junto à fronteira com o Egito.

A ONU, os EUA e o Egito temem consequências de uma operação militar em Rafah, onde estão entre 1,5 e 1,9 milhões de palestinianos que fugiram de outras zonas da Faixa de Gaza, à medida que os ataques aéreos de Israel se foram alargando.

Pub

Depois de Joe Biden considerar que a resposta israelita ao ataque de 7 de outubro tem sido “exagerada”, os EUA advertiram para o risco de um desastre em Rafah e dizem não apoiar uma operação de tão grande escala, que representa um risco de perdas civis significativas.

O primeiro-ministro israelita rejeita as várias pressões internacionais e anunciou uma extensão das operações em Rafah para derrotar os restantes batalhões do Hamas que ainda resistem no terreno.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar