Israel teme morte de reféns em Gaza
Hamas anunciou esta semana que oito dos 33 reféns que deveriam ser libertados na primeira fase da trégua estão mortos. Seis reféns deverão ser libertados nos próximos dias.
Israel está a começar a mentalizar-se para a circunstância dos reféns mortos ainda na posse do Hamas na Faixa de Gaza poderem ser em maior número do que o esperado. As preocupações surgiram depois de a organização radical palestiniana ter revelado que na lista de 26 reféns que serão entregues a Israel nas próximas semanas pelo menos oito podem estar mortos.
Para já, o país prepara-se para receber esta semana mais seis capturados pelos radicais islâmicos. “Três reféns, incluindo a civil Arbel Yehud, que deveria ter sido libertada pelo Hamas no passado sábado, vão sair já esta quinta-feira e outros três virão para casa no sábado”, confirmou ao CM o major Roni Kaplan, porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), durante uma visita ao ‘kibutz’ Nir Oz, localizado a mil e quinhentos metros da Faixa de Gaza. Além de Arbel, também a militar Agam Berger e outro refém, que não foi identificado, serão entregues pelo Hamas à Cruz Vermelha Internacional que fará a devolução às FDI.
A manutenção em cativeiro de Arbel Yehud levou o Governo israelita a acusar o Hamas de incumprimento do acordo de cessar-fogo, mas a mulher raptada no ‘kibutz’ Nir Oz a 7 de outubro de 2023 está na posse do braço armado da Jihad Islâmica palestiniana, que publicou um vídeo de Arbel esta semana. A gravação terá sido feita a 25 de janeiro e mostra a refém a admitir que está “bem” e com desejo de ser libertada.
A evolução dos termos do cessar-fogo estará a ser acompanhada muito de perto pela nova Administração norte-americana. O enviado especial do Presidente Donald Trump para o Médio Oriente deverá aterrar esta quarta-feira em Telavive para acertar os detalhes que permitam avançar para a segunda das três fases previstas na trégua acordada entre Israel e o Hamas. O Gabinete do primeiro-ministro israelita confirmou esta terça-feira, por seu lado, que Donald Trump convidou Benjamin Netanyahu para uma reunião em Washington no dia 4 de fevereiro.
Netanyahu vai reunir-se com Trump
O PM israelita, Benjamin Netanyahu, vai encontrar-se com Donald Trump em Washington na próxima terça-feira, anunciou o seu gabinete. O encontro foi anunciado dias depois de Trump ter sugerido “limpar” a Faixa de Gaza e enviar os refugiados palestinianos para a Jordânia e o Egito.
Tropas israelitas vão ficar na Síria “por tempo indeterminado”
Israel admitiu esta terça-feira que as suas forças vão permanecer na zona tampão no Sul da Síria “por tempo indeterminado”. O anúncio foi feito pelo ministro da Defesa, Israel Katz, durante uma vista às tropas no Monte Hermon, ocupado pelas tropas israelitas no início de dezembro, logo após a queda de Bashar al-Assad. Segundo Katz, Israel não pode permitir que “forças hostis” estabeleçam posições naquela região, contígua aos Montes Golã, ocupados por Israel desde 1967.
Inicialmente, Israel tinha anunciado que a presença das suas forças no Sul da Síria seria “limitada e temporária”, mas o próprio Katz já tinha sugerido que poderia prolongar-se, depois de ter dito aos militares para se prepararem para “passar o inverno” nas novas posições.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt